Depois de um pequeno “levantar do véu”, hoje, não podíamos estar mais entusiasmados por explorar tudo aquilo que ainda nos falta descobrir sobre Istambul. Vamos a isso!
Começámos o dia com uma viagem de barco que nos revelou a cidade de uma forma completamente diferente. Durante quase duas horas, navegámos pelo estreito de Bósforo, que liga o Mar de Mármara ao Mar Negro. Este estreito, pela sua localização estratégica como a única passagem entre a Ásia e a Europa, foi desde os primórdios uma importante rota comercial e continua a desempenhar um papel essencial no comércio marítimo. A partir da água, e brindados pelo sol que nos aqueceu neste dia mais frio, pudemos admirar os palácios, mesquitas e casas tradicionais que se encontram nas margens da cidade, oferecendo uma perspetiva única de Istambul.
De seguida, foi altura de conhecer o Mercado das Especiarias, onde mergulhamos nos aromas exóticos do açafrão, pimenta e menta e ficamos rendidos às cores vibrantes não só destes ingredientes, mas também dos chás de ervas naturais. Tivemos ainda a oportunidade de provar doces tradicionais como a baklava, as delícias turcas e o katmer.
Depois de explorarmos as mais de 80 lojas que compõem este espaço emblemático, seguimos no nosso autocarro privado para visitar o que resta do antigo hipódromo de Constantinopla. Este local foi o centro social e desportivo da antiga capital do Império Bizantino, sendo usado principalmente para corridas de bigas, um dos desportos mais populares da época. Hoje, permanecem como testemunhos dessa era o Obelisco de Constantino, o Obelisco de Teodósio (trazido do Egito no século IV), a Coluna Serpentina (símbolo da vitória dos gregos sobre os persas) e a Fonte Alemã, oferecida já no século XX.
A praça onde se encontra o hipódromo, dá acesso à Mesquita Azul, famosa pelos mais de 20 mil azulejos de cerâmica que decoram o seu interior, refletindo tons de azul e branco, e pelos seus seis minaretes. No passado, estas torres tinham a função de chamar os fiéis para as cinco orações diárias. A poucos passos dali, encontramos a Hagia Sofia, um dos edifícios mais icónicos do mundo. Originalmente uma igreja ortodoxa construída no século VI, foi convertida em mesquita aquando da conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos e, posteriormente, também, em museu. A imponência da sua cúpula e os mosaicos deslumbrantes são testemunhos do legado dos impérios que moldaram Istambul.
Ao regressamos ao hotel ao final da tarde, reparamos que trouxemos a bagagem cheia, mas não de roupa, especiarias ou doces, mas sim de memórias de uma cidade repleta de história.
Ver esta publicação no Instagram
Este artigo faz parte de uma série exclusiva criada no âmbito de um circuito ao Japão, promovido pela Smytravel, Airmet e Turkish Airlines, que se juntaram para dar a conhecer a modernidade e tradição da cultura japonesa, através dos seus serviços de excelência.
Curiosidade sobre Istambul do dia:
Istambul é lar de mais de três mil mesquitas, sendo que, à sexta-feira, dia mais importante para os muçulmanos, as mesquitas enchem-se para as orações comunitárias.
Sponsored content by Smytravel