A Alemanha introduziu, a 1 de junho, um passe de transportes com o valor de nove euros por mês, para encorajar a população a utilizar os transportes públicos. A medida, que termina no final deste mês, permitiu poupar 1.8 mil milhões de toneladas de CO2, o que equivale a alimentar energeticamente cerca de 350.000 casas durante um ano, avança o Bloomberg.
O passe, que entrou em vigor no início de junho e que termina no final deste mês, também foi utilizado por turistas e deu acesso a todos os transportes públicos locais (comboios regionais e transportes públicos urbanos). A medida foi implementada para ajudar a suavizar os efeitos da inflação e, consequentemente, do aumento dos preços da energia e dos combustíveis provocado pela guerra na Ucrânia. Embora existam preocupações sobre o financiamento do passe, vários políticos alemães querem que a medida seja alargada.
Cerca de 52 milhões de passes foram vendidos, durante os três meses, e um em cada dez compradores deixaram de efetuar pelo menos uma das suas viagens diárias de automóvel, afirmou o lobby dos transportes públicos VDV, o que permitiu poupar 1.8 mil milhões de toneladas de CO2.
Apesar das consequências positivas do passe de nove euros, no ano passado o setor dos transportes na Alemanha foi acusado de ter ficado aquém dos seus objetivos ambientais em cerca de 3 milhões de toneladas de CO2, o que aumentou a pressão sobre o governo para encontrar outras alternativas para reduzir as emissões.
[…] Alemania tomó una iniciativa similar, que comienza en junio y finaliza el 1 de septiembre. El país introdujo un pase de transporte Vale […]