O presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, saiu em defesa da nova imagem da Madeira, que tem provocado discussão à volta do logo apresentado.
“Um destino turístico é um produto e um posicionamento de marketing. No meio disto tudo há um logo. A discussão não se pode centrar no logo. Isso é uma discussão absolutamente estéril e sem sentido”, afirmou o presidente da associação.
Pedro Costa Ferreira falava numa conferência de imprensa conjunta com o Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, na passada sexta-feira, dia 30 de abril.
“A abordagem e o posicionamento do destino Madeira vão na direção certa”, disse, ou seja, “na atração de novas procuras, não desvirtuando as valências da oferta, a autenticidade e as procuras que já aqui estão sedimentadas e garantidas”.
“Não nos preocupa, neste momento, se o logo é mais ou menos legível. Preocupa-nos se todas as procuras, concretamente as relacionadas com a população mais sénior, e que são tradição na Madeira, continuam ou não a ter atração pela Madeira? Continuam. E se além disso, a Madeira vai no caminho da sustentabilidade? Vai. A Madeira está a ser mais conhecida por ser LGBT friendly ou menos? Está a ser conhecida, e bem, por ser LGBT friendly. A Madeira tem mais capacidade de atração do mercado nacional ou menos? Em 2019 os números do mercado nacional para a Madeira foram os melhores de sempre. Isto é o que nos preocupa. Desse ponto de vista, o trabalho do destino está na direção certa, na nossa opinião, e pode ser escrutinado por aquilo que é mais importante e que as redes sociais não gostam de abordados: resultados”, defendeu Pedro Costa Ferreira.
“Traços de modernidade e diversidade são o verdadeiro sangue do turismo, num mundo com cada vez mais medo das diferenças. Um logo tão flexível e tão diverso como este, é um sintoma de modernidade. Por todas estas razões, não quero deixar de dizer que estamos de acordo com as linhas principais desta nova marca, porque sobretudo estamos de acordo com o posicionamento e o trabalho que tem sido feito”.