Um novo estudo da Phocuswright prevê que o mercado global de viagens cresça entre 6 a 10% por ano até 2026. O setor já alcançou os níveis pré-pandémicos, registando um aumento de 24% nas reservas brutas em 2023 e um gasto total de 1,5 biliões de dólares (1,35 biliões de euros).
O Global Travel Market Report 2024 da Phocuswright destaca o crescente domínio das viagens online, projetado para se expandir em quase 10% entre 2023 e 2026. Segundo a análise, esta mudança digital é impulsionada pela evolução do comportamento dos consumidores, pela melhoria das infraestruturas digitais e pelos avanços tecnológicos.
Até 2026, espera-se que as reservas online representem 65% de todas as reservas de viagens a nível mundial, contra 61% em 2023.
A América do Norte solidificou a sua posição como o maior mercado regional de viagens do mundo, mas a Europa e a região da Ásia-Pacífico estão a liderar as viagens online, ultrapassando a América do Norte em 2023 e prevendo-se que a APAC atinja esta marca em 2024.
Embora os fornecedores mantenham uma ligeira vantagem nas reservas online em geral, as OTAs dominam o segmento hoteleiro. Os cinco principais mercados de viagens – EUA, China, Japão, Alemanha e França – estão prestes a sofrer um abanão, prevendo-se que o Reino Unido entre no top 5 até 2025.