O lançamento oficial da plataforma digital Turismo Fora d’Horas teve lugar no passado dia 5 de dezembro, na sede da Região de Turismo do Algarve, em Faro. O evento contou com a presença de cerca de 50 convidados.
A iniciativa Turismo Fora d’Horas tem como objetivo “marcar o turismo nas regiões do Algarve e Alentejo”, através da promoção de “experiências autênticas e sustentáveis em territórios menos explorados”, lê-se no comunicado divulgado à imprensa.
A Turismo Fora d’Horas procura ir “além dos roteiros tradicionais, oferecendo aos utilizadores uma viagem por histórias genuínas e experiências enriquecedoras”. A plataforma digital é promovida por associações de desenvolvimento local no âmbito de uma cooperação inter-regional, surgindo como “uma resposta ao apelo por um turismo sustentável e humanizado, valorizando as tradições e as pessoas que tornam cada território único”.
Na apresentação da plataforma digital marcaram presença André Gomes, presidente da Região de Turismo do Algarve, Paulo Alves, presidente da Câmara Municipal de Monchique e José Apolinário, presidente da CCDR Algarve. Estas personalidades destacaram “a relevância da plataforma para a valorização do património natural e cultural de ambas as regiões, afirmando a sua importância para o desenvolvimento económico local e combate à sazonalidade turística”.
O evento incluiu dois painéis moderados por Aura Fraga, da Associação Vicentina. O primeiro contou com a participação de representantes das entidades promotoras – Associação Vicentina, Associação Terras Dentro e ESDIME –, que falaram sobre os pilares do projeto, “assente em narrativas reais e storytelling que revelam as tradições, rituais e singularidades dos territórios abrangidos”.
Já no segundo painel, a equipa responsável pela identidade visual e narrativa da plataforma digital deu a conhecer os bastidores da construção do projeto. “Destaque especial foi dado à web série, um dos conteúdos-âncora da plataforma, que através de episódios visuais envolventes, transporta os espetadores para o coração dos territórios, humanizando-os e aproximando-os das vivências locais”, indica a mesma nota.
A apresentação terminou com uma degustação temática das iguarias mais emblemáticas do Algarve e Alentejo.