Sexta-feira, Abril 17, 2026
Sexta-feira, Abril 17, 2026

SIGA-NOS:

Play Airlines nomeia Einar Örn Ólafsson como novo CEO

A transportadora islandesa de baixo custo Play Airlines anunciou uma mudança significativa na sua liderança durante o fim de semana. O CEO Birgir Jónsson será substituído por Einar Örn Ólafsson, atual presidente do conselho de administração e maior acionista da empresa.

Ólafsson é o maior acionista da Play e é o seu presidente desde abril de 2021. É um nome conhecido no panorama empresarial islandês, tendo ocupado cargos de direção em várias empresas industriais locais. Numa declaração, Ólafsson descreveu a companhia aérea como tendo desfrutado de uma “excelente fase de arranque”, mas acrescentou que a empresa tinha agora atingido “um ponto de viragem”.

“Na qualidade de maior acionista da empresa, gostaria de levar o meu investimento até ao fim. Estou muito familiarizado com as operações e os funcionários da Play e vejo amplas oportunidades e projetos interessantes para o futuro da operação”, afirma.

Birgir Jónsson continuará a contribuir para a Play Airlines como consultor após deixar o cargo de CEO em abril. Jónsson disse que deixa o seu cargo “com imenso orgulho” e descreveu o seu tempo na empresa como “uma verdadeira aventura”.

“Num período de tempo relativamente curto, criámos uma poderosa companhia aérea islandesa de baixo custo com produtos e serviços excepcionais e um futuro brilhante. A Play deixou agora a sua infância e cresceu para se tornar uma companhia aérea madura”, acrescenta Jónsson.

PLAY Airlines enfrenta inverno desafiador

Durante o inverno, a Play Airlines enfrentou desafios significativos devido a eventos que afetaram diretamente o setor do turismo na Islândia. Terramotos e erupções vulcânicas impactaram a procura turística, levando a uma queda nos números de passageiros. Além disso, uma greve dos controladores aéreos locais antes do Natal também perturbou os voos, resultando em um desempenho de pontualidade de apenas 59% em dezembro de 2023, em comparação com a média anual de 83%.

Apesar destes contratempos, a transportadora está otimista em relação às próximas estações da primavera e do verão, prevendo um desempenho mais forte. No entanto, subsistem desafios estratégicos mais vastos.

A Play Airlines destaca que até hoje nenhuma transportadora de longo curso e baixo custo conseguiu operar com sucesso no mercado transatlântico. A empresa menciona os casos da Norwegian Air e da operadora islandesa Wow Air, onde Jónsson desempenhou o cargo de diretor executivo adjunto, ressaltando que ambas não alcançaram êxito nesse segmento.

Juntamente com a Play, a Norse Atlantic Airways é atualmente a única outra grande companhia aérea que está a tentar utilizar o modelo de custo ultra baixo nas rotas transatlânticas. No ano passado, Charles Duncan, presidente da Norse, falou no Skift Aviation Forum, descrevendo os desafios de ser rentável durante todo o ano no mercado transatlântico.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img