Sábado, Março 22, 2025
Sábado, Março 22, 2025

SIGA-NOS:

Polónia quer recuperar quebra de 14% nos turistas portugueses com reforço de voos

“Ainda precisamos de recuperar quase 14% dos turistas portugueses que visitam a Polónia” face a 2019, ano em que o país recebeu 71 mil viajantes provenientes de Portugal, disse à imprensa Agata Witoslawska, diretora do Turismo da Polónia para Espanha e Portugal. A partir da próxima semana, Varsóvia e Lisboa serão ligadas por 14 voos diretos semanais, operados pela TAP e pela LOT.

O Turismo da Polónia realizou esta quarta-feira, dia 19, na Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, uma apresentação sobre o destino dedicada a agentes de viagens e operadores turísticos portugueses. O evento aconteceu na sequência do lançamento da ligação direta da LOT Polish Airlines entre Varsóvia e Lisboa a 3 de fevereiro.

Inicialmente com cinco voos semanais, a nova rota Lisboa-Varsóvia passará a ser operada diariamente a partir da próxima segunda-feira, dia 24 de fevereiro. Durante o inverno, até 29 de março, a LOT partirá de Varsóvia às 09h50, com chegada prevista a Lisboa às 13h15, e de Lisboa às 14h15, aterrando em Varsóvia às 19h20.

Já na temporada de verão, compreendida entre 30 de março e 25 de outubro de 2025, a companhia aérea polaca voará de Varsóvia para Lisboa às 9h50, aterrando às 13h15, e de Lisboa para Varsóvia às 14h25, chegando às 19h25.

“Atualmente, temos uma situação muito boa com estes voos. Temos a LOT, temos a TAP e ambas estão na Star Alliance, o que significa que têm o codeshare. Por exemplo, [uma pessoa] pode voar com a TAP de Lisboa para Varsóvia e, depois, de Varsóvia para Cracóvia ou para Gdansk com a LOT. É uma situação muito confortável para os turistas portugueses”, afirmou Agata Witoslawska, à margem do evento.

Com o reforço dos voos para a Polónia, o país espera conseguir contrariar a quebra devido à guerra na Ucrânia e recuperar os números pré-pandémicos de 2019 ainda este ano. “Os voos são muito importantes. Se não há voos, o destino não é competitivo. É bom para ambas as partes: para os turistas polacos que vêm a Portugal e para os portugueses que querem visitar a Polónia”, acrescentou Witoslawska.

Durante a sua intervenção, Dorota Barys, embaixadora da Polónia, sublinhou que “nunca vamos ter um número igual de polacos que vêm para Portugal e de portugueses que vão para a Polónia, porque a costa portuguesa é imbatível nesse sentido. No entanto, sentimos que não fazemos um trabalho suficientemente bom na promoção da Polónia para os turistas de Portugal”.

“A Polónia é um país com muita história e é muito seguro, apesar do clima internacional desfavorável neste momento”, assegurou a embaixadora, acrescentando que o território “é casa de mais de 150 empresas portuguesas”.

Também Agata Witoslawska garantiu que a vida na Polónia continua “normal” e que a zona ucraniana em que decorre o conflito se encontra “muito distante” do território polaco. “Imagino que, para os portugueses, a guerra na Ucrânia não seja uma situação muito confortável. Compreendo que os portugueses possam estar assustados, mas [o turismo] está a recuperar”, referiu.

Turismo da Polónia quer “introduzir novos produtos” como mercados de Natal e city breaks

Agata Witoslawska frisou que “o principal objetivo” para 2025 é “é recuperar o número de turistas portugueses, mas também ir ao encontro das novas tendências do viajante português, que estão a mudar”.

A diretora do Turismo da Polónia para Espanha e Portugal destacou a colaboração com operadores turísticos portugueses como positiva, mas salientou a necessidade de “introduzir novos produtos, como os mercados de Natal” ou as “city breaks”.

A Polónia é um país que tem “muito para descobrir”, disse a responsável. “Talvez os turistas portugueses já sabem que devem visitar Varsóvia e Cracóvia, mas gostaríamos de lhes mostrar mais sobre a Polónia e mais possibilidades de passar férias ou fazer uma city break no nosso país”. Em particular, Witoslawska destacou um programa da Inatel, criado há dois anos, através do qual são organizados itinerários de mercados de Natal na Polónia para portugueses.

Além disto, o Turismo da Polónia está a “planear mais ações B2B para o trade português”, incluindo uma possível fam trip para agentes de viagens portugueses, a realizar-se no final de novembro.

Outra aposta é o workshop Buy Poland, cuja 5.ª edição terá lugar em setembro, na Cracóvia, e que deverá contar com a presença de cinco empresas portuguesas e cinco espanholas. “O trade português tem estado presente em todas as edições do Buy Poland desde o início, pelo que vão participar no workshop na Polónia este ano e, depois, poderão escolher uma fam trip”, disse, explicando que serão oferecidas “uma variedade de fam trips com diferentes produtos turísticos”.

O Turismo da Polónia deverá também organizar uma fam trip de estudo para agências de viagens dos mercados português e espanhol, especializadas em turismo ativo. “Os viajantes europeus, não só os portugueses, querem visitar monumentos e locais históricos, mas também querem ser ativos durante as férias”, referiu Witoslawska.

A responsável referiu ainda que o Turismo da Polónia, juntamente com a região da Cracóvia, marcarão presença na BTL, aquela que é “a feira mais importante em Portugal”.

Além da LOT Polish Airlines, estiveram presentes seis Destination Management Companies (DMC) no evento, nomeadamente a Ernesto Travel, Furnel Travel, Jan-Pol Incoming, Mazovian, Poland Tour Team e Travel & Styl.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img