Quarta-feira, Julho 17, 2024
Quarta-feira, Julho 17, 2024

SIGA-NOS:

Porto Business School lança Observatório do Talento Migratório no Turismo

-PUB-spot_img

A Porto Business School (PBS) anunciou a criação do Observatório do Talento Migratório no Turismo, uma iniciativa que pretende evidenciar a importância do talento migrante para a competitividade da economia portuguesa, com foco no setor do turismo.

De acordo com o relatório de imigração, Fronteiras e Asilo, em 2023 registou-se, pelo oitavo ano consecutivo, um aumento da população estrangeira residente em Portugal. O número de estrangeiros residentes no país cresceu 33% em relação a 2022, passando de 781.247 para 1.040.000 em 2023, representando agora mais de 10% da população total. Estes migrantes asseguram uma parte significativa da atividade económica do país, particularmente no turismo, que em 2023 bateu todos os recordes de dormidas em território nacional.

Segundo Rita Marques, coordenadora do Tourism Futures Center da Porto Business School, “é essencial capacitar todos aqueles que estão envolvidos no setor de turismo, sejam imigrantes ou não. Ao focar na qualificação e inclusão dos migrantes, que representam já 20% da força de trabalho no turismo, o Observatório contribuirá para o crescimento económico sustentável do setor e para a promoção de práticas inclusivas e alinhadas aos princípios de responsabilidade social corporativa e ESG”.

Refira-se que mais de 20% dos trabalhadores estrangeiros em Portugal estão empregados nas atividades de alojamento, restauração e similares. O observatório do talento migratório no turismo, lançado pela Porto Business School, pretende identificar os desafios, as oportunidades e as práticas de integração e gestão dos talentos imigrantes no setor do turismo em Portugal.

-PUB-spot_img

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img