Segunda-feira, Fevereiro 6, 2023
Segunda-feira, Fevereiro 6, 2023

SIGA-NOS:

Porto de Lisboa acolhe o mais recente navio de cruzeiros do mundo movido a GNL

O Arvia, segundo navio de cruzeiros britânico movido a gás natural liquefeito (GNL), o combustível fóssil de menor emissão disponível na indústria naval, estreou-se em Lisboa, onde fez escala no dia 3 de janeiro, durante a sua viagem inaugural de 14 dias, com início e fim em Southampton, no Reino Unido.

A par da capital portuguesa, o cruzeiro contempla passagens pelo Funchal, por Santa Cruz de Tenerife, Las Palmas de Gran Canaria, Arrecife e Cádis.

De acordo com o Porto de Lisboa, este é um dos 28 navios encomendados até 2028 movidos a combustíveis alternativos e é, depois do Iona – que se estreou em Lisboa, em outubro de 2021 –, o segundo navio da classe Excel da P&O Cruises a ser movido a GNL.

Pegada ecológica reduzida

A utilização deste combustível alternativo e menos poluente permite a redução das emissões de dióxido de carbono e a eliminação das emissões de enxofre para o meio ambiente, contribuindo, assim, para uma pegada ecológica reduzida.

“Também o impacto do ruído é reduzido, uma vez que os motores movidos a GNL requerem menos manutenção e são mais silenciosos. A estas vantagens, acresce ainda o facto de o GNL ser mais barato e ter maior valor energético que outros combustíveis fósseis”, sublinha o Porto de Lisboa em comunicado de imprensa.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img