Quinta-feira, Maio 23, 2024
Quinta-feira, Maio 23, 2024

SIGA-NOS:

Porto de Lisboa acolhe Portugal Shipping Week de 6 a 10 de maio

O Porto de Lisboa será o anfitrião da Portugal Shipping Week 2024, um evento que engloba várias iniciativas em Lisboa e Setúbal focadas na descarbonização do transporte marítimo e portos, entre os dias 6 e 10 de maio. Este evento destaca a preparação dos governos nacionais, portos, terminais e comunidades marítimas para o desafio da descarbonização.

A terceira edição deste evento é organizada pela Petrospot, em colaboração com a Administração do Porto de Lisboa, a Administração do Porto de Setúbal, a Associação dos Portos de Portugal, a Associação dos Armadores de Portugal, a Euromar, a Galp e a Escola Náutica Infante D. Henrique.

Segundo comunicado, a Portugal Shipping Week 2024 tem como objetivo posicionar Portugal como “um centro global de transporte e logística marítima”, bem como um ator relevante na transição energética, tanto europeia como mundial.

Durante esta semana, armadores, gestores estrangeiros, fornecedores de energia e representantes de várias áreas marítimas terão a oportunidade de estabelecer novas relações comerciais com líderes dos setores marítimo e de energias alternativas em Portugal, além de interagir com principais intervenientes internacionais.

O programa inclui diversas atividades, como a formação sobre Combustíveis Alternativos na Escola Náutica Infante D. Henrique, seguida da celebração do 100º aniversário desta instituição. Além disso, a sede da Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA), em Lisboa, irá organizar um Workshop de Formação sobre Implicações das Emissões.

No dia 7 de maio, a Gare Marítima de Alcântara será palco da conferência principal, intitulada “Flagship”, dedicada à maximização do potencial comercial e à adoção da economia verde. A conferência encerrará com um passeio no Tejo, promovido pela Administração do Porto de Lisboa.

A Flagship Conference contará com a participação de diversos oradores, incluindo o Presidente do Conselho de Administração dos Portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, Carlos Correia, bem como embaixadores da Grécia, Dinamarca e Alemanha em Portugal.

Nos dias 8 e 9 de maio, terá lugar a cimeira ship.energy, integrada no Fórum de Transporte Marítimo EISAP, que também será realizado na Gare Marítima de Alcântara. O programa inclui uma visita ao Porto de Lisboa, especialmente ao Terminal de Contentores de Yilport e ao Terminal de Cruzeiros de Lisboa, culminando com o jantar PSW2024 EUROMAR no Museu Marítimo.

No último dia da Semana Marítima de Portugal 2024, a 10 de maio, os participantes terão a oportunidade de visitar o Porto de Setúbal e os Estaleiros Navais da Lisnave.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img