O Porto de Lisboa bateu o recorde número de passageiros de cruzeiro com o “melhor julho de sempre”. No mês passado, foi registado um total de 58.141 passageiros, mais 6% face ao anterior recorde, de 2023, com 54.992.
Em comunicado, o Porto de Lisboa atribuiu este “marco histórico” ao “impressionante” crescimento de 35% de passageiros de cruzeiro em trânsito, passando de 39.245, em 2023, para 52.797 turistas, este ano.
“Estes resultados são a consequência de um maior número de escalas em trânsito e do aumento da capacidade média dos navios que atracaram em Lisboa, durante o passado mês de julho”, indica o Porto de Lisboa que, em julho, contabilizou vinte escalas de cruzeiros, equivalente a um aumento de 5% face às 19 escalas do período homólogo de 2023.
Para o Porto de Lisboa, “o valor alcançado reflete a confiança das companhias de cruzeiros na capacidade de Lisboa para receber navios de maior porte, como ficou demonstrado com as 15 escalas realizadas por navios de capacidade superior a dois mil passageiros”.
O presidente da APL, Carlos Correia, considera que “este recorde evidencia não apenas a atratividade crescente da cidade de Lisboa como destino de cruzeiros, mas também o nosso compromisso em continuar a investir na melhoria das infraestruturas e serviços portuários do Porto de Lisboa, promovendo um turismo sustentável e de qualidade”.
O mês de julho ficou também marcado pela primeira escala do navio de cruzeiros ILMA, “o mais recente e inovador navio de cruzeiros de ultraluxuoso da Ritz-Carlton Yacht Collection”.