O índice de desempenho de destino (Destination Performance Index), da responsabilidade da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA), coloca o Porto como um dos destinos mundiais que tiveram um melhor comportamento durante o período da pandemia e que melhor se prepararam para a retoma turística.
Em 2019, antes da crise sanitária, o Porto ocupava o 39.º lugar do ranking de destinos com melhores condições para acolher eventos do segmento MICE e neste momento é o 14.º destino europeu mais bem colocado nessa lista e o 16.º ao nível mundial.
Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, considera que “é uma excelente notícia, resultado de muito trabalho de estruturação deste produto e também de uma estratégia arrojada de promoção externa, com alguns dos nossos conteúdos a receber as maiores distinções a nível mundial”.
“Todos os profissionais do setor do turismo foram de um enorme espírito de resiliência durante a pandemia, na forma como enfrentaram a crise e criaram as bases para que estivéssemos bem colocados para a retoma, o que felizmente está a acontecer e a dar resultados”, refere.
A indústria MICE é estratégica para o Porto e norte, que cedo identificou o segmento como “importante na retoma, por força do efeito multiplicador deste produto, quer em termos de consumo turístico quer no combate à sazonalidade”, segundo Luís Pedro Martins.
Fruto desta aposta, para o corrente ano, o destino Porto e norte já captou mais de uma centena de eventos que, no total, trarão à região mais de 32 mil pessoas. Entre eles encontram-se eventos de grande notoriedade internacional como o M&I Forum, a AITO Overseas Conference ou o Wordcamp Europe.
Para reconhecer e recompensar o esforço dos destinos em relação a políticas covid, adaptabilidade e recursos tecnológicos para converter eventos presenciais em congéneres virtuais/ híbridos, a ICCA criou um índice em que foram avaliados variados itens adaptados à nova realidade e características dos eventos neste período. Da soma de todos os indicadores e da sua média ponderada resulta a posição no ranking de desempenho dos destinos.
Os avaliadores sustentaram a subida do destino na rápida resposta por parte de todos os stakeholders face aos constrangimentos da pandemia, a forte aposta na digitalização, o reforço ao nível da comunicação, o esforço na identificação de potenciais eventos e o plano de resiliência do Turismo do Porto e Norte, tendente à realização ou reagendamento de eventos.
Para Luís Pedro Martins, “este resultado é, além de uma excelente notícia que reforça o posicionamento do destino neste segmento, a justa compensação do esforço da região na qualificação da oferta e no reforço do investimento do Turismo do Porto e Norte no desenvolvimento do turismo de negócios. Essa foi uma aposta estratégica desta direção, desde o início do mandato, que passou nos dois últimos anos a afetar 25% do seu orçamento a este produto, com claros resultados alcançados no domínio da comunicação do destino, como se tem verificado pelos sucessivos prémios internacionais da campanha The Majestic Adventures of Ofelia de Souza”.