Cláudia Camacho, Luís Mendonça de Carvalho e Nuno Miguel Dias lançaram a primeira rota olfativa do mundo, o Portugal by Nose, que desafia os viajantes a redescobrir o território através do olfato.
Este projeto, segundo o comunicado, celebra a riqueza cultural, natural e comunitária do país em quatro percursos distintos – botânico, gastronómico, literário e social -, cada um desenhado para envolver os sentidos e interligar visitantes com as tradições locais.
Apostando na sustentabilidade, a rota valoriza os recursos endógenos e fomenta a colaboração com comunidades locais.
“Esta abordagem coloca o turismo sensorial e mnemónico no centro das atenções, sublinhando o papel crucial do olfato na formação de memórias duradouras. Enquanto 35% das memórias se ancoram em cheiros, esta rota dá ao olfato um palco, permitindo aos viajantes descobrir Portugal de forma profunda e inesquecível”, lê-se no comunicado.
A Rota Olfativa teve início no Município da Lourinhã e fará a sua apresentação oficial na BTL 2025, com todos os municípios que aderirem até à data.
O projeto desenvolvido por Cláudia Camacho, perfumista independente em Portugal, conta com as consultorias de Luís Mendonça de Carvalho (Botânica), Nuno Miguel Dias (Gastronomia) e do gabinete de branding/design Mortar Pestle Studio.