Portugal ocupa a terceira posição no ranking dos países europeus com piores índices de pontualidade em voos, de acordo com a recente análise da AirHelp. Em 2023, mais de 80 mil voos originários de Portugal foram afetados por perturbações, tais como cancelamentos ou atrasos, impactando mais de 11 milhões de passageiros, o que representa 36% dos mais de 32 milhões que partiram do país. Com base nestes dados, mais de 770 mil passageiros têm agora direito a compensações, segundo o Regulamento CE 261/2004.
A análise conduzida pela AirHelp, uma organização especializada na defesa dos direitos dos passageiros aéreos, revela que mais de 230 milhões de passageiros em toda a Europa enfrentaram problemas relacionados com o horário de seus voos, dos quais 15 milhões tiveram voos cancelados. Como resultado dessas perturbações, 17 milhões de passageiros que viajaram a partir de aeroportos europeus em 2023 têm direito a compensação financeira conforme a EC261, que regulamenta os voos com partida da União Europeia.
Qual a situação do resto dos países europeus?
Malta encabeça a lista dos países com mais passageiros afetados por atrasos e cancelamentos: mais de três milhões de passageiros passaram por este país europeu e apenas 60% pôde desfrutar do seu voo sem incidentes. Em segundo lugar, encontra-se a Turquia: dos mais de dois milhões de passageiros que voaram a partir da Turquia, 61% registou algum tipo de perturbação no seu voo. O pódio termina com a presença de Portugal.
Do lado contrário, e do ponto de vista da pontualidade, a Lituânia, a Noruega e a Albânia destacam-se pelo bom desempenho dos seus aeroportos. 80% dos dois milhões de passageiros que apanharam um voo da Lituânia chegaram ao seu destino a tempo; dos 28 milhões de passageiros que voaram a partir de aeroportos noruegueses, 79,4% partiram a tempo; e o mesmo aconteceu com 78,8% dos 2,5 milhões de passageiros que iniciaram a sua viagem na Albânia.
Em termos de tráfego aéreo, Espanha é o país europeu com mais voos registados – mais de 800 mil voos – e mais movimentos de passageiros – mais de 120 milhões – em 2023. Espanha tem vindo a aumentar consideravelmente a sua atividade aérea, no entanto, também tem vindo a piorar os seus registos de pontualidade. Em segundo lugar, encontramos a Alemanha com mais de 650 mil voos, 95 milhões de passageiros e 67% de pontualidade; a França em terceiro lugar, com mais de 600 mil voos, 90 milhões de passageiros e 65% de pontualidade.
“Em 2023, verificamos a continuação do aumento das pessoas afetadas por problemas nos voos, com cancelamento e atrasos. De facto, verificamos uma tendência crescente: em 2019, 24% dos
passageiros sofreram perturbações nos seus voos; em 2022, esta percentagem aumentou para 31%; e em 2023, voltou a existir um aumento para 36%. E isto apesar de o tráfego aéreo ainda não ter atingido os valores pré pandemia”, refere Pedro Miguel Madaleno, advogado da AirHelp especialista em direito dos passageiros aéreos.
“Infelizmente, confirmou-se a tendência negativa que prevíamos para 2023. Tal como noutros setores ligados ao turismo, a escassez de profissionais qualificados ainda foi um problema que dificultou as operações de voo. A isto somam-se as greves dos funcionários, que causam atrasos adicionais. Assim, continuaremos a incentivar todos os viajantes a verificarem os seus direitos enquanto passageiros aéreos, bem como a verificarem se são elegíveis ou não a receber alguma
compensação devido a atrasos e cancelamentos que ocorram em 2024”, remata Pedro Miguel
Madaleno.
As companhias aéreas preferidas dos passageiros europeus
Todos os passageiros têm preferências quando se trata de viajar e, de acordo com os registos da AirHelp, os europeus parecem ser os que mais procuram soluções low cost. A este respeito, a companhia aérea mais popular para viajar a partir da Europa é a Ryanair. Esta companhia aérea irlandesa regista mais de 750 mil voos operados e mais de 125 milhões de viagens – o dobro da segunda companhia aérea mais movimentada.
No entanto, segundo a AirHelp, aqueles que pretendem poucas surpresas na hora do seu voo devem optar pela Eurowings: a companhia aérea de baixo custo do Grupo Lufthansa tem uma taxa de pontualidade de aproximadamente 93%.
Por outro lado, como tem vindo a ser habitual, os meses de verão continuam a ser os de maior tráfego aéreo e, consequentemente, os de maior taxa de interrupção de voo. Durante o mês de julho de 2023, 85 milhões de passageiros passaram por um aeroporto europeu. No mesmo mês, registou-se a maior taxa de falta de pontualidade do ano: 38,20% dos passageiros sofreram algum tipo de interrupção da sua viagem.