Sábado, Junho 15, 2024
Sábado, Junho 15, 2024

SIGA-NOS:

Portugal entra na 3ª fase de desconfinamento: O que muda nos hotéis, restaurantes, viagens e eventos

O primeiro-ministro, António Costa, confirmou esta quinta-feira, dia 23, que o país vai entrar na 3ª fase de desconfinamento a partir de 1 de outubro. Na conferência de imprensa a seguir ao Conselho de Ministros, António Costa enumerou uma série de medidas que entram em vigor nesta 3ª fase.

“Portugal vai evoluir do Estado de Contingência para o Estado de Alerta e poderemos começar a permitir a reabertura de bares e discotecas com a exigência de certificados para o acesso a estes espaços, o fim de limitações de horários que tinham sido estabelecidos por causa da covid-19, restaurantes deixam de ter limites máximos de pessoas por grupo e deixa de ser exigido o certificado digital para entrar em restaurantes, estabelecimentos turísticos, alojamentos locais, ginásios, casinos, termas e spas”, afirmou o primeiro-ministro.

Também a 1 de outubro desaparece a limitação de pessoas em estabelecimentos comerciais, casamentos, batizados e eventos familiares e também em espetáculos culturais e festas populares, anunciou António Costa.

Por sua vez, o certificado digital mantém-se obrigatório para viagens aéreas ou por via marítima, visitas a lares ou estabelecimentos hospitalares, acesso a grandes eventos culturais, desportivos e corporativos, cabendo à Direção Geral de Saúde definir “o que entende como grandes eventos culturais, desportivos e corporativos”. O certificado digital torna-se também obrigatório para o acesso aos bares e discotecas, que agora passam a poder estar abertos.

Quanto ao uso da máscara, mantém-se obrigatória nos transportes públicos, lares, hospitais, salas de espetáculos e eventos, sempre que não haja distância de dois metros entre as pessoas, assim como nas grandes superfícies comerciais.

De acordo com as previsões da Task Force, ao longo da próxima semana Portugal vai alcançar a taxa de 85% de população vacinada.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img