Quais são os destinos mundiais que oferecerem a melhor eficiência de custos? Um inquérito feito pelo Post Office Travel Money, a mais de 2000 viajantes, revela que Espanha é o destino de viagem com a melhor relação qualidade/preço. Portugal está empatado com a Turquia no quarto lugar da lista, com 88% dos votos.
Os destinos espanhóis ocupam os dois primeiros lugares nesta classificação. Especificamente, a costa peninsular, que lidera a tabela na opinião de 92% dos inquiridos. Seguem-se as Ilhas Canárias (91%), Grécia (89% dos votos) e Portugal (88%).
A Turquia é também considerada como um país com uma boa relação qualidade/preço por 88% dos inquiridos. A Turquia é um dos poucos destinos onde a libra esterlina ganhou valor em relação à lira turca. Este destino é seguido pela Croácia, com 86%.
A França teve uma má classificação, classificando-se em 22º lugar entre 26 destinos. A Itália teve uma classificação ligeiramente melhor, situando-se em 17º lugar.
Em destinos de longo curso, a melhor relação qualidade/preço encontra-se no México (85%), seguido da Tailândia (83%).
No entanto, os turistas britânicos que viajam para destinos como Cancun e a Riviera Maya terão de ter em conta um aumento no valor do peso mexicano. A moeda britânica perdeu 12,2% do seu poder de compra em relação à moeda mexicana e 3,8% em relação ao baht tailandês.
No outro extremo, os destinos que receberam as classificações mais baixas são o Dubai (44%) e a Escandinávia (42%).
O inquérito do Post Office também revela grandes diferenças na perceção de um destino. Por exemplo, 84% dos viajantes que não visitaram o Vietname pensaram que ofereceria uma boa relação qualidade/preço, mas apenas 59% dos viajantes que tiveram essa experiência em primeira mão do destino sentiram o mesmo.