Portugal está entre os principais destinos preferidos dos viajantes de luxo em 2024, de acordo com o último relatório da Virtuoso, a principal rede mundial de consultores de viagens de luxo.
Intitulado Virtuoso® Luxe Report, o relatório baseia-se no feedback de membros de agências de viagens e consultores de viagens afiliados da Virtuoso, apontando as previsões para o próximo ano, no que diz respeito aos viajantes de luxo.
Itália continua a ser o destino favorito mundial, seja para famílias ou recém-casados. “Mas isso não é simplesmente um regresso ao básico para os viajantes de luxo”, sublinha o relatório. Croácia e Portugal são os novos favoritos europeus “para quem procura evitar multidões em Itália e na Grécia”. Por sua vez, um dos últimos países a abrir as suas fronteiras ao exterior, o Japão, com “a sua cultura refinada e culinária requintada encabeça a lista de destinos reemergentes”. Os viajantes também estão a redescobrir com o Sudeste Asiático, a Tailândia e o Vietname na lista de atrações imperdíveis para muitos em 2024. Devido ao elevado interesse no próximas Olimpíadas de Paris, bem como o seu status preferido para “os gourmets e conhecedores de arte”, França ascendeu entre os cinco primeiros em três categorias, incluindo viagens em família. Os aventureiros são atraídos pelo encantamento da aurora boreal e do esplendor intocado da Noruega, Islândia, Alasca e Antártida.
No geral, o relatório da Virtuoso prevê que, em 2024, as principais tendências dos viajantes de luxo incluam a procura de destinos inexplorados e fora do comum; viagens comemorativas como principal motivação em 2024; visitar destinos pelas as suas ofertas naturais com medo de que estas diminuam ou se tornem inacessíveis; selecionar cruzeiros em pequenas embarcações e experiências mais autênticas, como cruzeiros fluviais, bem como o fretamento de iates particulares; e uma procura expressiva por viagens personalizadas que maximizem o conforto.
Os viajantes de luxo também estão interessados no turismo sustentável centrado na conservação/interacção com a vida selvagem, seguido de evitar destinos afectados pelo turismo excessivo, através da retribuição às comunidades locais e da reserva com empresas que empregam habitantes locais e ajudam a conservar a terra e o ambiente.
O relatório inclui a colaboração de mais de 2.000 consultores de viagens de agências afiliadas à Virtuoso na América do Norte, América Latina, Ásia-Pacífico, Caraíbas, Europa, a África e o Médio Oriente.
Principais conclusões do Relatório Virtuoso Luxe 2024, medido em mais de 50 países:
Principais tendências de viagens:
1) Viagens em família
2) Viagens de comemoração
3) Cruzeiros de aventura
4) Viagens multigeracionais
5) Viagens ativas/de aventura
Principais destinos reemergentes:
1) Japão
2) Croácia
3) Islândia
4) Portugal
5) Antártida
Principais destinos globais:
1) Itália
2) Grécia
3) França
4) Inglaterra
5) Espanha
Principais cidades:
1) Paris
2) Roma
3) Barcelona
4) Florença
5) Londres
Principais destinos de viagens em família:
1) Itália
2) Havai
3) Costa Rica
4) França
5) Estados Unidos
Principais destinos de aventura:
1) Antártica
2) Alasca
3) Islândia
4) Costa Rica
5) África do Sul
Principais destinos de lua de mel:
1) Itália
2) Grécia
3) Bali
4) Polinésia Francesa
5) Maldivas
Principais itinerários de cruzeiro:
1) Mediterrâneo
2) Alasca
3) Ilhas Gregas
4) Rio Danúbio
5) Caraíbas