A fabricante sueca de aviões elétricos Heart Aerospace, que conta com financiamento da Breakthrough Energy de Bill Gates, e a companhia aérea regional portuguesa Sevenair assinaram uma “carta de intenções” para a compra de três aviões ES-30 elétricos com opção de três adicionais.
“O ES-30 é um avião regional com capacidade para 30 passageiros e autonomia totalmente elétrica de 200 quilómetros, incluindo todas as reservas típicas das companhias aéreas. Isso permite que o avião opere com zero emissões e baixo ruído. O ES-30 também inclui uma configuração híbrida de reserva, que pode estender o alcance para 400 quilómetros”, revela o comunicado da companhia.
A Sevenair é uma companhia aérea regional especializada em transporte público e contratos de wet lease. Atualmente, opera sete rotas em Portugal, todas elas com capacidade para serem cobertas pela autonomia totalmente elétrica do ES-30.
“Acreditamos que o ES-30 será um divisor de águas para os voos regionais de curta distância, oferecendo baixo ruído e sem emissões. Esses recursos combinados com a possibilidade de diminuir os custos operacionais fortemente impactados pelo combustível e pela manutenção permitirão que qualquer companhia aérea que opere a aeronave ofereça novas rotas que antes não eram viáveis e expanda a conectividade aérea regional para um espectro mais amplo de passageiros”, disse Alexandre Alves, Diretor Comercial da Sevenair.
Com esta última manifestação de interesse da Sevenair, a Heart Aerospace tem um total de 230 pedidos e 100 opções para o ES-30, juntamente com LOIs para mais 99 aviões.
“Com o ES-30, projetamos um avião que pode começar a reduzir as emissões das viagens aéreas regionais antes do final desta década e são companhias aéreas progressistas como a Sevenair que o tornam realidade. Não poderíamos estar mais felizes em tê-los como parceiros”, disse Anders Forslund, CEO da Heart Aerospace.
A Sevenair também é membro do Industry Advisory Board da Heart Aerospace, representando companhias aéreas, empresas de leasing e aeroportos de todo o mundo.
“A Heart Aerospace apresentou-se a nós como uma empresa start-up que combinava um forte apoio financeiro com uma equipa experiente e fortes parceiros do setor. Como membros do Conselho Consultivo de Companhias Aéreas, estamos orgulhosos de ajudar este grupo incrível no desenvolvimento de uma aeronave que interromperá completamente os voos regionais”, disse Carlos Amaro, CEO da Sevenair.