O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (Sintac) chegou a acordo com a Portway para um aumento de 3% nas tabelas salariais, com retroativos a janeiro e um prémio de 200 euros a todos os trabalhadores.
Em comunicado, o Sintac afirma que, “após término das negociações com a Portway para os aumentos salariais 2025”, o acordo passa por um “aumento de 3% nas tabelas salariais com impacto nas cláusulas indexantes, com retroativos a janeiro 2025”.
O acordo inclui um “aumento para nove euros no subsídio de alimentação pago em cartão” e a “atribuição de um prémio de 200 euros a todos os trabalhadores, a pagar no mês seguinte à publicação em BTE [Boletim do Trabalho e Emprego]”.
Ainda assim, o Sintac sublinha que “face aos resultados que o Grupo Vinci [que detém a Portway] tem vindo a apresentar – especialmente no setor da aviação, com lucros recorde – a empresa poderia ter ido mais longe nos aumentos salariais”.
Além disso, a “estrutura sindical, mais uma vez, manifestou junto da Portway a preocupação em relação à ausência de comparticipação pela empresa no acesso aos parques de estacionamento para os trabalhadores mais recentes do quadro”.
Segundo o Sintac, “estes trabalhadores mais novos na empresa veem-se, diariamente, privados de estacionamento incompatível com os seus níveis remuneratórios”, apontando custos que, “em alguns casos, rondam os 100 euros mensais”.
A Portway comunicou “que se encontra a estudar vários cenários tendentes a resolver a situação a curto prazo”, de acordo com a nota.