A procura por voos registou um aumento de 8,1% em novembro, em relação ao mesmo mês de 2023, de acordo com dados divulgados pela IATA. Na Europa, as companhias aéreas somaram mais 9,4% de passageiros em voos internacionais.
A IATA divulgou dados sobre a procura global de passageiros em novembro de 2024. A procura por voos em todo o mundo aumentou 8,1% em relação ao período homólogo, medida em RPK (número de passageiros pagantes por quilómetros voados). Já a capacidade total, medida em ASK (número de lugares disponíveis por quilómetro), subiu 5,7% face ao ano anterior. A taxa de ocupação dos voos (load factor) registou um recorde histórico no mês de novembro, com 83,4%.
No mês em análise, a procura por voos internacionais aumentou 11,6% face a novembro de 2023, enquanto a capacidade subiu 8,6% e a taxa de ocupação foi de 83,4%. De acordo com a IATA, “o forte desempenho das operadoras na Europa e na Ásia-Pacífico impulsionou esta expansão de dois dígitos na procura”.
Por sua vez, a procura interna cresceu 3,1% em termos homólogos, com a capacidade a aumentar 1,5% e a taxa de ocupação a atingir 83,5%.
“Novembro foi mais um mês de forte crescimento da procura de viagens aéreas, com uma expansão global de 8,1%. O mês foi também outro lembrete dos problemas na cadeia de abastecimento que estão a impedir as companhias aéreas de obter as aeronaves necessárias para satisfazer a crescente procura. O crescimento da capacidade está 2,4 ppt abaixo da procura e os load factors estão em níveis recorde”, comenta Willie Walsh, diretor geral da IATA.
Walsh defende que “as companhias aéreas estão a perder oportunidades de servir melhor os clientes, modernizar os seus produtos e melhorar o seu desempenho ambiental porque as aeronaves não estão a ser entregues a tempo. A resolução de Ano Novo de 2025 para o setor de fabrico aeroespacial deve ser encontrar uma solução rápida e durável para os seus problemas de cadeia de abastecimento”.
Os dados divulgados revelam que todas as regiões apresentaram um crescimento nos mercados internacionais de passageiros em novembro, em comparação com o mesmo mês de 2023. A Europa apresentou a taxa de ocupação mais elevada, situando-se em 85,0%, enquanto a Ásia-Pacífico liderou o crescimento com uma expansão anual de 19,9% na procura.
As companhias aéreas da Ásia-Pacífico alcançaram um aumento de 19,9% na procura em relação ao ano anterior. A capacidade aumentou 16,2% face ao ano anterior e a taxa de ocupação foi de 84,9% (+2,6 ppt face a novembro de 2023).
Na Europa, as companhias aéreas registaram um aumento de 9,4% na procura em relação ao ano anterior. A capacidade aumentou 7,1% em termos homólogos, enquanto o load factor alcançou 85,0% (+1,8 ppt em comparação com novembro de 2023).
As transportadoras do Médio Oriente cresceram 8,7% na procura, com a capacidade a aumentar 3,9% e uma ocupação de 81% em relação a novembro de 2023. Nos Estados Unidos, a procura nas companhias aéreas subiu 3,1%, enquanto a capacidade aumentou 1,6% e o load factor foi de 81%.
Já as companhias aéreas latino-americanas registaram um aumento de 11,4% na procura em relação ao ano anterior. A capacidade aumentou 11,9% e a ocupação foi de 84,4%, tendo caído -0,4 pontos percentuais face a novembro de 2023.
Por fim, em África, as transportadoras cresceram 12,4% na procura em relação ao ano anterior. A capacidade aumentou 6% e o load factor subiu 4,1% para 72,9% face a novembro de 2023.