Em 2025 há mais pessoas a procurar expandir os seus horizontes com viagens para destinos mais longínquos e menos familiares. É o que revela o novo relatório da ABTA – The Travel Association (Associação Britânica de Agentes de viagens), Travel Trends for 2025, que revela que mais de um terço (34,2%) das pessoas está a planear visitar destinos de longo curso fora da Europa e da América do Norte (contra 28,2% no ano passado).
A Ásia é o continente que deverá acolher o maior aumento anual de visitantes, com uma em cada 10 pessoas (11%) a planear viajar para lá no próximo ano (contra 8,9% no ano anterior). O Japão, a Tailândia, a Índia e a China estão entre os principais locais que as pessoas planeiam visitar.
A África e a Oceânia também deverão registar um aumento significativo do número de visitantes, com 7% (contra 5,1%) e 6% (contra 4,3%), respetivamente, sendo este último caso impulsionado em grande medida pelos planos de viajar para a Austrália.
A pesquisa da ABTA também sugere que muitas viagens em 2025 poderão ser “baecations”, uma vez que as pessoas estão cada vez mais a optar por viajar com os seus parceiros – ou “baes” – em vez de qualquer outra pessoa. 44% dos viajantes afirmaram ter ido de férias com a sua cara-metade nos últimos 12 meses, contra 40% no ano anterior.
Não são apenas os casais sem filhos que estão a viajar a dois: 29% dos pais fizeram uma “baecation” (bea – abreviação de baby ou babe) os últimos 12 meses, contra 21% no ano passado.
A ABTA prevê que as estadias de cinco estrelas também serão importantes no próximo ano, especialmente para a Geração Z.
Mais de um em cada cinco (22%) da Geração Z afirma que planeia gastar mais nas suas férias do próximo ano para poder melhorar o seu alojamento, em comparação com 14% dos Millennials, 11% dos Baby Boomers e 8% da Geração X.
Este facto vem na sequência de um aumento do número de viagens de cinco estrelas da Geração Z este ano – 47% deste grupo afirmou ter ficado em alojamentos de cinco estrelas quando passou férias no estrangeiro no ano passado (contra 37% no ano anterior). Este valor compara-se com a média global de 35% das pessoas que passaram férias no estrangeiro e ficaram alojadas em alojamentos de cinco estrelas, que também aumentou, em comparação com 30% no ano anterior.
Estas principais tendências para 2025 foram divulgadas no passado dia 26 de novembro de 2024 na conferência anual Travel Trends da ABTA.
A lista completa de tendências de viagem da ABTA para 2025 (leia na íntegra aqui) é a seguinte:
Expansão dos destinos de longa distância
Em 2025, a procura por viagens para destinos mais distantes e pouco conhecidos continua a crescer, embora a Europa ainda seja a escolha preferida. Por outro lado, o interesse por viagens de longa distância em outras partes do mundo está em ascensão, com mais de um terço dos viajantes (34,2%) a planear visitar essas regiões, um aumento em relação aos 28,2% do ano anterior. A Ásia, em particular, deverá receber um crescimento significativo de visitantes, com Japão, Tailândia, Índia e China entre os destinos mais populares. A África e a Oceania também se destacam, impulsionadas por destinos como a África do Sul, o Quénia e a Austrália, que figura como um dos destinos mais procurados.
A Atração das Estádias de Luxo
As viagens para estadias de cinco estrelas estão em alta, com cada vez mais pessoas a escolherem alojamentos de luxo. Em 2024, 35% dos turistas que viajaram para o exterior optaram por hotéis de cinco estrelas, um aumento em relação aos 30% do ano anterior. A Geração Z lidera esta tendência, com 47% dos membros deste grupo a afirmar que ficaram em hotéis de luxo em 2023, um aumento de 10 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Para 2025, mais de 22% da Geração Z planeia gastar mais nas suas férias para elevar o padrão de alojamento, superando outras gerações como os Millennials (14%), Baby Boomers (11%) e a Geração X (8%).
Retorno das “Baecations”
As férias só para casais, conhecidas como “baecations”, estão a tornar-se uma tendência crescente, com um número crescente de pessoas a optarem por viajar apenas com os seus parceiros. Em 2024, 44% dos viajantes afirmou ter feito uma viagem a dois, um aumento em comparação com os 40% do ano anterior. Essa tendência é particularmente forte entre pessoas de 25 a 34 anos (41%, um aumento em relação aos 29% do ano anterior) e de 35 a 44 anos (34%, comparado aos 27% do ano anterior). Mesmo os pais com filhos estão a aderir a esta tendência, com 29% deles a escolherem férias a dois, comparado a 21% no ano anterior. Esta procura por escapadelas românticas ocorre ao lado das viagens em família, com 62% dos pais a também viajarem com os filhos.
Explorar experiências de inverno
Os viajantes estão a procurar mais experiências únicas durante as férias de inverno, em vez de optarem apenas por viagens tradicionais. Enquanto as escapadas urbanas e as férias de sol continuam populares, os turistas estão a diversificar, escolhendo atividades como mercados de Natal, observação das Auroras Boreais, cruzeiros, e viagens de bem-estar e spa, assim como esqui e snowboard. O interesse por ver as Auroras Boreais, por exemplo, cresceu significativamente, com quase 18,4% das pessoas a considerarem essa experiência para o inverno de 2025, em comparação com apenas 6% em 2019, refletindo um desejo crescente por viagens experiencialmente enriquecedoras.
Polarização da inspiração
As fontes de inspiração para as viagens estão a diversificar-se, com uma polarização entre métodos tradicionais e novos. Apesar do crescimento da tecnologia, com o uso de inteligência artificial (IA) a aumentar, as fontes tradicionais, como brochuras de viagem, continuam populares. Cerca de 27% dos viajantes de todas as gerações ainda recorrem a brochuras para obter ideias de destinos. A IA, por outro lado, começa a fazer a sua marca, com 10% da Geração Z e 7% dos Millennials a usarem essa tecnologia para inspiração de viagem, comparado a apenas 2% da Geração X e menos de 1% dos Baby Boomers. A crescente aceitação da IA sugere que esta pode tornar-se uma ferramenta comum, enquanto as brochuras, apesar do avanço tecnológico, mantêm-se relevantes e eficazes como parte da estratégia de marketing de viagens.
O relatório Tendências de viagem para 2025 da ABTA baseia-se na investigação do inquérito anual da associação, que analisa os hábitos de férias dos viajantes e os planos de viagem para o próximo ano. Esta pesquisa é realizada todos os verões com uma amostra nacionalmente representativa de 2.000 adultos do Reino Unido pela The Nursery Research and Planning (www.the-nursery.net) em nome da ABTA. O inquérito de 2024 foi realizado entre 24 de julho e 2 de agosto, o que significa que as referências ao “último ano” ou aos “últimos 12 meses” correspondem ao período de agosto de 2023 a julho de 2024, enquanto o “próximo ano” refere-se a 12 meses a partir de agosto de 2024.