Sábado, Março 30, 2024
Sábado, Março 30, 2024

SIGA-NOS:

Qual o contributo do grupo Iberia para o PIB espanhol?

O Grupo Iberia, constituído pelas companhias aéreas Iberia, Iberia Express e Level, contribui, direta e indiretamente e de forma induzida, para mais de 9.300 milhões de euros do PIB espanhol (0,6%), de acordo com o relatório da consultora PricewaterhouseCoopers sobre a contribuição socioeconómica do grupo para a economia.

Este contributo é medido através da atividade do grupo, dos pagamentos a fornecedores (indiretos), das famílias ligadas às companhia aérea (induzida) e pelos mais de 7 milhões de turistas que voam com a companhia aérea para e em Espanha todos os anos.

Estes números são conhecidos numa altura em que a companhia Iberia assinala 95 anos desde a sua fundação a 28 de junho de 1927.

Por sua vez, no que diz respeito à criação de emprego, mais de 160.000 empregos em Espanha estão também direta ou indiretamente relacionados com a atividade da Iberia, segundo o relatório da consultora, o que representa 0,9% dos empregos em Espanha.

7,1 milhões de turistas; 53% dos passageiros no aeroporto de Madrid

Dos 9.300 milhões de euros que o grupo Iberia contribui para o PIB, a PricewarterhouseCoopers estima no seu relatório que cerca de 2.600 milhões de euros são gerados pelas próprias companhias aéreas do grupo, pelos seus fornecedores e cadeias de abastecimento, e pelo consumo dos seus colaboradores.

Os outros 6.700 milhões de euros provêm da despesa gerada pelos 7,1 milhões de visitantes e residentes internacionais que viajam com o Grupo Iberia em Espanha.

O grupo Iberia oferece cerca de 150 destinos em 50 países em todo o mundo e os voos operados pela Iberia e Iberia Express representaram 53% dos passageiros no aeroporto de Madrid em 2019: 22 milhões de clientes, dos quais 7,1 milhões eram visitantes nacionais ou estrangeiros em Espanha que contribuíram com mais de 3.600 milhões de euros para o PIB sob a forma de salários, impostos e excedente operacional bruto das empresas de turismo (impacto direto), outros cerca de 2.000 milhões em despesas e investimentos realizados por empresas do setor do turismo em fornecedores nacionais para fazer face às necessidades daqueles (impacto indireto), e mais de 1.100 milhões para o consumo feito pelos empregos gerados direta e indiretamente pela chegada desses visitantes (impacto induzido).

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img