As receitas turísticas em Portugal totalizaram 29.131 milhões de euros em 2025, estabelecendo um novo máximo histórico e registando um crescimento de 5% face ao ano anterior, segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal.
De acordo com a entidade, os gastos de turistas estrangeiros em território nacional aumentaram 5% em termos homólogos, superando o crescimento de 4,5% verificado nas despesas dos residentes em Portugal quando viajam para o estrangeiro. Estas últimas ascenderam a 7.155 milhões de euros em 2025.
O saldo da balança de viagens e turismo fixou-se assim em 22 mil milhões de euros, o valor mais elevado desde o início da série estatística, em 1948. Este montante representa 7,2% do Produto Interno Bruto (PIB) e traduz um aumento de 1,1 mil milhões de euros face a 2024.
Segundo o destaque do Banco de Portugal, os principais mercados emissores de receitas turísticas para Portugal foram o Reino Unido, com 4,3 mil milhões de euros, seguido da Alemanha (3,4 mil milhões de euros) e da França (3,2 mil milhões de euros).
Os dados divulgados esta quinta-feira são valores para a taxa de variação homóloga, tanto para as despesas de turistas estrangeiros em Portugal (também designadas por exportações ou créditos), como para as despesas de residentes em Portugal quando se deslocam a outros países (também designadas por importações ou débitos).



