O acordo sobre o reconhecimento mútuo de passaportes da Covid-19 entre o Reino Unido e a União Europeia está quase concluído, aumentando a perspetiva de um verão relativamente “normal” para viagens, pelo menos para os britânicos vacinados, avança o site Travelmole.
As negociações estão bem avançadas para reconhecer a aplicação do NHS [Serviço Nacional de Saúde britânico]”como um passaporte de vacina compatível em toda a UE. Isso permitiria os serviços de controlo de fronteira lerem um código QR para confirmar o status de vacinação.
“Há negociações em andamento já no nível técnico que estão a progredir bem e na direção certa. Isso ocorre principalmente porque a arquitetura do sistema técnico da UE e do Reino Unido estão alinhados”, disse um porta-voz da UE, citado pelo site de notícias.
“É bom que o Reino Unido esteja agora a trabalhar connosco para atingir esse objetivo.”
Devido à prevalência da variante Delta no Reino Unido, França e Alemanha procuraram apoio em toda a UE para impor a quarentena de viajantes do Reino Unido, mas tiveram uma reação mista.
Recorde-se que, desde a passada segunda-feira, dia 28 de junho, os passageiros provenientes do Reino Unido não vacinados estão obrigados a uma quarentena de 14 dias após entrada em Portugal continental.
Os dados mais recentes mostram que quase 62% dos adultos do Reino Unido estão agora totalmente vacinados e quase 85% receberam pelo menos uma vacina.