Quinta-feira, Março 20, 2025
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Relatório identifica principais oportunidades do setor das viagens emissoras da China

Os últimos quatro anos não foram fáceis para o comércio de viagens chinês, com cerca de 100 mil profissionais a abandonarem o setor desde o início da pandemia. A recuperação pós-reabertura teve um início lento e continua a haver dúvidas sobre o impacto que o ambiente económico da China poderá ter no futuro das viagens para o estrangeiro.

A pensar nisto, a Dragon Trail Research, uma divisão da Dragon Trail International, publicou os resultados de um inquérito sobre o comércio de viagens emissoras na China, onde inquiriu um total de 465 agentes de viagens, que vendem atualmente viagens para o estrangeiro.

O relatório mostra que mais de metade dos inquiridos espera que o mercado chinês do turismo emissor recupere totalmente até ao final de 2025. Os participantes consideram que existe um potencial “particularmente forte” para os destinos da Ásia, mas também estão otimistas em relação à América do Norte e têm expectativas sólidas para a Europa Ocidental e do Norte.   

Eis a principais conclusões do relatório:

Mais de metade dos agentes de viagens chineses acredita que o mercado emissor recuperará totalmente até ao final de 2025. 66% dos inquiridos espera que o mercado regresse aos níveis anteriores à pandemia até ao final do ano. Contudo, a recuperação prevista varia consoante a região do mundo, sendo que a Ásia (excluindo o Médio Oriente) deverá registar a recuperação mais rápida, seguida da Europa.

A segunda conclusão é que os agentes de viagens chineses estão otimistas em relação à economia e ao poder de compra dos consumidores, mas também procuram o melhor preço. O ambiente económico da China e a confiança dos consumidores são vistos pela maioria (71% e 68%, respetivamente) dos agentes de viagens como fatores que terão um impacto positivo no mercado de viagens emissoras em 2025. No entanto, também sublinham a necessidade de preços competitivos e procuram descontos junto dos fornecedores de viagens no estrangeiro.

Adicionalmente, os inquiridos acreditam que os jovens viajantes são um grupo demográfico em crescimento, incluindo para cruzeiros e viagens de luxo. 43% dos agentes de viagens afirma que a geração pós-00 já faz parte do seu núcleo demográfico de clientes, e as gerações pós-00 e pós-90 destacam-se como o principal público para as viagens às ilhas. Os jovens viajantes também constituem um subconjunto importante do mercado de viagens de luxo, e estão cada vez mais interessados em cruzeiros.

Segundo a pesquisa, os viajantes reformados apresentam um elevado potencial para a recuperação deste mercado, mas é necessário ter em conta considerações especiais aquando a criação de produtos turísticos.

O mercado de viagens de luxo da China está a crescer rapidamente e tem um grande potencial por explorar. Os viajantes de luxo reformados ou que se vão reformar em breve, com grandes pensões, são menos sensíveis aos preços do que outros segmentos de mercado e procuram experiências de viagem de alta qualidade. No entanto, os fornecedores terão de ter em conta fatores essenciais como a segurança e o conforto quando se dirigirem a este mercado.

As feiras de viagens na China destacam-se significativamente em relação às exposições internacionais

Os agentes de viagens têm uma probabilidade maior de participar em feiras de viagens realizadas na China continental e em Hong Kong, em comparação com as realizadas no estrangeiro. As feiras comerciais são também uma das formas preferidas dos inquiridos para trabalhar com destinos e empresas no estrangeiro. Se pretende expandir a sua rede chinesa de agências de viagens, a participação em eventos na China é obrigatória.

Além disso, tenha em consideração que o mercado de viagens da China é composto por três grupos demográficos distintos, com base na idade e no passado, e cada um deles procura diferentes tipos de serviços e experiências.

Os novos canais de vendas oferecem as melhores conversões

Quase metade dos inquiridos aderiu às novas plataformas de redes sociais Douyin e Xiaohongshu para a venda de viagens, e as taxas de conversão estão acima da média. A venda direta através do WeChat e em eventos offline também é particularmente eficaz.

Os serviços em língua chinesa continuam a ser procurados

O facto de um hotel poder oferecer serviços em chinês é um dos principais fatores que os agentes de viagens consideram quando escolhem parceiros para trabalhar. Os serviços em chinês e o catering chinês são ambos procurados para produtos de viagem.

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