O Ministro do Turismo da República Dominicana, David Collado, revelou na passada segunda-feira, dia 10 de julho, que, pela primeira vez na história, o país recebeu mais de 5,3 milhões de visitantes no primeiro semestre do ano. David Collado garante que a meta de 10 milhões de turistas será alcançada.
Os resultados foram apresentados num almoço que contou com a presença honorária do governador do Banco Central da República Dominicana, Héctor Valdez Albizu. O ministro Collado afirmou que em junho o país recebeu cerca de 707 mil turistas, o que representa um crescimento de 21% face a 2018, 20% a mais que em 2019 e 10% comparativamente a 2022.
O ministro acrescentou que, no período de janeiro a junho, cerca de 4 milhões de turistas visitaram a República Dominicana por via aérea, o maior número de visitantes recebidos pelo país em seis meses.
David Collado destacou também o crescimento sustentado que o país está a manter com a chegada de passageiros de cruzeiros através dos vários portos, totalizando um total de 1,2 milhões de passageiros.
“Se somarmos os que vieram por via aérea e marítima, o país recebeu incríveis 5,3 milhões de pessoas, algo histórico”, salientou David Collado.
Por sua vez, Héctor Albizu definiu como “extraordinário” o trabalho realizado pelo ministro do turismo. Afirmou também que “o ministro, com o apoio do presidente Luis Abinader, tem feito uma transformação no desenvolvimento da indústria e da economia do país, contribuindo para o financiamento da conta corrente da balança de pagamentos com a geração de divisas contribuídas por este setor”. O responsável considerou ainda que estes números recentes “confirmam que a República Dominicana está orientada para voltar a ser um dos destinos mais visitados da região latino-americana até ao final de 2023”.