O presidente da administração do Grupo SATA, Rui Coutinho, garantiu esta quinta-feira, dia 27, que os resultados financeiros da Azores Airlines “estão a melhorar”, apesar do elevado volume de dívidas.
“Já no mês de novembro conseguimos mais receitas, no mês de dezembro conseguimos mais receitas e no mês de janeiro deste ano conseguimos mais dois milhões de euros, comparativamente ao ano passado, quase com a mesma produção”, afirmou o presidente da SATA, ouvido na Comissão de Economia do parlamento açoriano, em Ponta Delgada, e citado pela agência Lusa.
O plano de sustentabilidade da transportadora aérea açoriana prevê um aumento de receitas superior a 30 milhões de euros. Rui Coutinho espera alcançar em breve um resultado operacional líquido (EBIT) positivo.
“Nós pretendemos ter um EBIT positivo. Agora, a carga financeira que nós temos pode condicionar um bocado os resultados”, disse Rui Coutinho. O administrador da SATA relembrou que, desde 2013, a companhia aérea tem registado perdas e resultados negativos que ascendem a 400 milhões de euros.
Rui Coutinho sublinhou ainda que estão em marcha vários projetos importantes para o futuro da transportadora, como o plano de sustentabilidade, o plano de reestruturação e a alienação da maioria do capital social da Azores Airlines.
“Nós temos de fazer um esforço maior. Temos de chegar ao ano zero, em que a empresa deixe de ter resultados negativos, para podermos começar a libertar ‘cash flow’ para libertar esta dívida e para começarmos a ter uma empresa mais saudável”, realçou.