“Fazer!” é o tema do 47º Congresso Nacional da Associação Portuguesa das Agências e Turismo que se realizará de 8 a 11 de dezembro de 2022, em Ponta Delgada, nos Açores. A revelação foi esta sexta-feira, 30, pela direção num encontro com jornalistas, em Lisboa.
Na ocasião, o presidente da APAVT voltou a realçar que, embora seja organizado por agentes de viagens, o congresso continua a não ser exclusivo para estes profissionais, e será, uma vez mais, um “ponto de situação do turismo como um todo e uma tentativa de olhar para o turismo como um todo”.
No entanto, há um “vetor do congresso direcionado para questões técnicas” que se materializa numa sessão exclusiva para os agentes de viagens. Tendo corrido “muito bem”, no ano passado, Pedro Costa Ferreira anunciou que, este ano, esta edição vai ser alargada. O congresso encerrará dia 10 à hora de almoço, sendo o resto do dia dedicado a este encontro só com agentes de viagens.
Este que é o quinto congresso da APAVT nos Açores, vai ter um painel dedicado aos desafios deste destino turístico e, como já é habitual, haverá um momento de networking e visita para os congressistas.
Este ano, a APAVT elegeu uma única palavra para o tema do congresso: Fazer. Mais do que ser tema do congresso, a associação pretende que a palavra ‘fazer’ se torne na sua prática de intervenção nos próximos anos. Pedro Costa Ferreira explicou porquê: “Estamos a edificar um quadro diferenciador para as agências da APAVT, que está muito ligado à realização e à construção. Não andamos a falar de sustentabilidade só, estamos num processo complexo e difícil de realizar com uma empresa de certificação internacional em práticas de sustentabilidade. Não andámos apenas a falar de serviço, acabámos de concluir o processo de certificação Checked by DECO”.

Neste sentido, Pedro Costa Ferreira afirma querer desafiar os congressistas a falarem “muito menos do que tem corrido pior” e muito mais do que há para “fazer melhor”.
Como tem sido tradição nos congressos da APAVT, a sessão de abertura é um momento para “dotar os congressistas de um pensamento mais geral e global, menos focada no setor” e para falar do crescimento do país. Por sua vez, painéis irá falar-se “dos grandes desafios do turismo português, da necessidade de diversificação do produto, de novos mercados e novo território e dos desafios do destino Açores”.
Quanto aos oradores, já estão confirmados, no painel do crescimento país, Carlos Guimarães Pinto, deputado da Iniciativa Liberal, Pedro Siza Vieira, ex-ministro da Economia, Nadim Habib, professor na Nova SBE.
O presidente da SATA, Luís Rodrigues, assim como Álvaro Covões, diretor da Everything Is New, Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Catarina Valença, especialista em Património Cultural , Filipe Silva, vogal do Conselho Diretivo, Turismo de Portugal, e Margarida Almeida, CEO da Amazing Evolution Asset Management estão também confirmados como oradores.
As inscrições para o congresso já estão abertas e correm “a bom ritmo”, com uma previsão de ultrapassar os números do ano passado, em termos de agentes de viagens.
Com a realização do congresso nos Açores, a APAVT espera replicar neste destino o que fez com a Região Autónoma da Madeira, em termos de fluxos turísticos do mercado nacional. “Há uma correlação evidente e histórica entre o crescimento de um destino turístico e a realização do congresso nesse mesmo destino turístico. Por outro lado, não escondemos que o processo desenvolvido nos últimos anos com a Região Autónoma da Madeira foi de enorme felicidade do ponto de vista dos números atingidos. Esse trabalho iniciou-se em 2015, num momento em que o único mercado emissor que estava a decrescer para a Madeira era o mercado nacional e hoje é atualmente o mercado mais importante. Temos o exato desejo de fazer o mesmo com Açores que tem tanta potencialidade como a Madeira, embora um posicionamento naturalmente diferente e com uma estratégia que tem de ser diferente. No caso dos Açores, esperamos intensificar o trabalho e dar mais visibilidade a esse trabalho no próximo ano de 2023”.





