Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024
Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024

SIGA-NOS:

RIU apresenta nova estratégia de sustentabilidade: Proudly Committed

A cadeia hoteleira RIU anunciou, esta segunda-feira, a sua mais recente iniciativa em prol da sustentabilidade, denominada Proudly Committed. Segundo comunicado, esta nova estratégia é resultado de uma reflexão interna sobre “o impacto do setor hoteleiro na comunidade, no ambiente e nos colaboradores”.

“Proudly Committed representa um antes e um depois para a RIU. Até hoje, a empresa tinha muito orgulho no seu compromisso de oferecer um excelente serviço aos seus clientes e obter bons resultados. Agora, o desafio é manter o que foi conseguido até agora, mas com a elevação do compromisso com as pessoas e o meio ambiente”, explica a cadeia hoteleira.

A estratégia, delineada para os próximos três anos, coloca a sustentabilidade no centro das decisões do grupo, visando impactos positivos na sociedade e nos ecossistemas em que opera.

A estratégia Proudly Committed abrange quatro pilares principais: Comunidade e Destinos Sustentáveis, Meio Ambiente, Pessoas e Transparência. A empresa compromete-se a manter e elevar os padrões alcançados até agora, concentrando-se na responsabilidade social, ambiental e no bem-estar dos colaboradores.

Segundo comunicado, um elemento-chave para o sucesso da execução da estratégia é a participação ativa do Conselho de Administração da RIU Hotels & Resorts na tomada de decisões. Além disso, foi criada uma Comissão de Sustentabilidade, composta por profissionais de diversas áreas, responsável por implementar os projetos de cada pilar e garantir o cumprimento dos objetivos estabelecidos.

No que toca ao primeiro pilar, Comunidade e Destinos Sustentáveis, a RIU delineou uma estratégia que visa impulsionar a prosperidade das comunidades onde a empresa opera. Estabelecendo como meta atingir, até 2026, a implementação de projetos de referência em 100% dos destinos, a RIU continuará a guiar os seus investimentos sociais pelo Método RIU. Este método utiliza uma abordagem académica para analisar as condições dos destinos, identificando necessidades e desafios, a fim de alocar recursos de forma eficiente, assegurando um impacto claro e positivo para as comunidades. A empresa sublinha que, mantendo-se fiéis à sensibilidade da família Riu, a proteção e a saúde da infância permanecerão no centro das atenções neste pilar.

No âmbito do segundo pilar, Meio Ambiente, a RIU procura minimizar a sua pegada ambiental, com o objetivo de transitar para um modelo de negócio cada vez mais circular. Destaca-se a iniciativa de implementar um projeto emblemático de biodiversidade em cada destino. No foco da estratégia encontra-se o plano de descarbonização, visando levar a RIU à neutralidade até atingir uma redução significativa de cerca de 27% das emissões de CO2 em 2023. Além disso, a RIU está a investir em projetos de proteção de espécies nativas, como os voltados para tartarugas e corais, e em iniciativas de circularidade e redução de resíduos.

Relativamente ao terceiro pilar, Pessoas, a RIU destaca a sua intenção de potenciar o talento e a formação, colocando os colaboradores no centro das operações da empresa. A empresa afirma que continuará a promover oportunidades de carreira para as suas equipas, visando que o trabalho desempenhado seja um impulsionador tanto da vida profissional como pessoal dos colaboradores.

Por último, o pilar da Transparência desempenhará um papel fundamental na verificação do cumprimento dos objetivos, especialmente através da certificação dos hotéis. A RIU estabeleceu a ambição de que 100% da sua oferta esteja certificada em sustentabilidade.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img