Terça-feira, Março 18, 2025
Terça-feira, Março 18, 2025

SIGA-NOS:

Sabre identifica 10 tendências que vão moldar a indústria das viagens em 2025

A Sabre, um dos principais fornecedores globais de tecnologia para a indústria das viagens, publicou os resultados de um inquérito feito à sua equipa para descobrir quais os fatores que os especialistas do setor dão prioridade no ato de reserva das suas férias.

O inquérito da Sabre foi respondido por 220 membros da sua equipa, entre os meses de janeiro e setembro de 2024.

10 tendências que vão moldar a indústria das viagens em 2025

Viagens múltiplas

Em 2025, as viagens são uma prioridade, com a maioria dos inquiridos a planear pelo menos duas viagens de lazer, um aumento de 6% em relação a 2024. Cerca de um quarto dos inquiridos está a planear mais de quatro viagens, enquanto 12% prepara-se para cinco ou mais escapadelas em 2025, um aumento de 2% face ao ano anterior.

No inquérito apenas 3% dos viajantes afirmou que não planeia tirar férias em 2025, correspondendo a uma descida acentuada de 9,4% face a 2024. A nível global, esta tendência também é sentida, já que existe 9% mais reservas aéreas este ano.

Ásia-Pacífico a marcar o ritmo

A Ásia-Pacífico (APAC) é, até à data, o líder do setor das viagens em 2025. De acordo com os dados globais de viagens da Sabre, há um aumento de 34% nas reservas feitas por viajantes da região em relação ao ano anterior (considerando as reservas feitas de janeiro a setembro de 2024 para viagens em 2025), ultrapassando outras regiões.

As tarifas aéreas mais baixas na APAC podem ser um fator que impulsiona esse crescimento. O aumento da capacidade aérea na região resultou em reduções de preços das tarifas de 10% no primeiro trimestre e 5% no segundo trimestre de 2025, tornando as viagens mais acessíveis e ajudando a alimentar a procura. O crescimento da classe média nos principais mercados da APAC, como a Índia, a Indonésia e o Vietname, também está a levar a um aumento das viagens.

“Olá, grandes gastadores”

Com o aumento das viagens em 2025, não é de surpreender que os orçamentos estejam a aumentar. Mais de 90% dos viajantes está a gastar o mesmo ou mais em viagens em comparação com 2024. No entanto, os hábitos de gastos variam significativamente entre as faixas etárias.

Os inquiridos mais jovens, em particular a Geração Z (nascidos entre 1995 e 2012), estão a concentrar-se em opções económicas para esticar os seus gastos em viagem, com a maioria a manter um orçamento comparável ou apenas ligeiramente superior ao do ano passado.

Em contrapartida, os Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964) responderam que estão a aumentar os seus gastos em viagens, tendo esta geração a maior proporção de inquiridos que optam por gastar significativamente mais em viagens em 2025 do que em 2024.

À procura de aventura

O inquérito indica que os viajantes estão a abraçar a aventura em 2025, com um interesse crescente em explorar grandes espaços ao ar livre e em participar em atividades desportivas durante as suas viagens de lazer.

As experiências culturais continuam a ser as favoritas, com 46% dos inquiridos a classificar as visitas a monumentos, museus e galerias como a sua principal atividade de férias. No entanto, as viagens de aventura estão a ganhar força rapidamente, com cerca de 30% a dar prioridade a atividades e desportos ao ar livre durante as férias.

Esta tendência é especialmente forte entre a Geração Z, onde 73% dos inquiridos cita o desporto e as atividades ao ar livre como a sua atividade de férias preferida. Enquanto a Geração X (nascidos entre 1965 e 1979) e a Geração Y (nascidos entre 1980 e 1994) englobam mais atividades para crianças nos seus planos, o foco na aventura ressurge entre os Baby Boomers, que talvez tenham mais liberdade na forma como passam o seu tempo de férias, com 45% dos inquiridos a sublinhar a importância das experiências desportivas e ao ar livre nos seus itinerários de viagem.

Gastronomia

Parece que toda essa aventura e atividade está a alimentar um apetite crescente por iguarias locais durante as férias. As experiências culinárias são especialmente importantes para os Baby Boomers, com 27% a identificar a comida como a sua principal prioridade de férias.

Gerações mais jovens priorizam a qualidade das companhias aéreas

Quando se trata de reservar uma viagem, não é de surpreender que o custo, o destino e as atividades sejam as principais prioridades dos viajantes. No entanto, surge uma tendência interessante entre os viajantes mais jovens: embora não estejam a aumentar significativamente o seu orçamento de viagem para 2025, dão grande importância à qualidade das companhias aéreas.

Cerca de 10% dos inquiridos da Geração Z identificaram a qualidade da companhia aérea como um fator-chave na sua tomada de decisões, com uma parte notável dos viajantes da Geração Y a fazer eco deste sentimento.

Facilidade de reserva

O inquérito indica que a facilidade de reserva é particularmente importante para a Geração X e a Geração Y, indicando uma forte oportunidade para a indústria criar uma forma mais simples e personalizada de reservar viagens. Aqueles que viajam com crianças responderam que são mais propensos a reservar um pacote turístico do que outros tipos de viajantes, provavelmente valorizando a conveniência e a estrutura que esses pacotes oferecem.

Reservas antecipadas

As janelas de reserva – o tempo entre a reserva e a viagem – podem mostrar a confiança do viajante, com janelas mais longas a refletir um maior otimismo. No entanto, um período mais longo entre a reserva e a data da viagem não significa necessariamente mais viagens; isto pode simplesmente refletir mudanças quando as pessoas escolhem reservar as suas viagens para 2025.

A pesquisa do Sabre mostra que 52% dos inquiridos compra bilhetes de avião entre três e seis meses com antecedência, representando um aumento de 14% face a 2024. Entretanto, 14% dos viajantes está a reservar com pelo menos seis meses de antecedência, o que representa um aumento de 4%.

A família em primeiro lugar

A maioria dos inquiridos viaja com crianças. Seguem-se os que viajam em casal. No entanto, os resultados do inquérito indicam que existe uma percentagem significativamente mais elevada de inquiridos na América Latina e nas Caraíbas, bem como na América do Norte, que estão a pensar viajar em família.

Os dados globais da Sabre revelam que as reservas para várias pessoas estão a registar um aumento ano após ano, com as reservas de grupos para sete pessoas a registarem um aumento de 14% e para oito ou mais pessoas.

A sustentabilidade conta (quando é visível)

O inquérito da Sabre sugere que a sustentabilidade está a desempenhar um papel cada vez mais importante nas decisões dos viajantes, especialmente quando é fornecida informação clara. Embora o custo e a conveniência continuem a ser as principais prioridades, o inquérito destaca o poder da consciencialização por escolhas sustentáveis.

54% dos inquiridos afirmou ter considerado as emissões de carbono na sua tomada de decisão. Destes, 5% disse que escolheria um voo mais ecológico mesmo com um custo mais elevado, enquanto 49% referiu que daria preferência a voos com emissões de carbono mais baixas quando os preços fossem comparáveis a outras opções.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img