As autoridades de Santorini, na Grécia, causaram indignação entre os residentes da ilha após terem solicitado que estes permanecessem nas suas casas para não incomodar os turistas.
Um vereador e a conta da comunidade local de Thira emitiram comunicados através das redes sociais nos quais pediam à população de Santorini para limitar os seus movimentos, de acordo com a Tourinews. “Mais um dia difícil para a nossa cidade e ilha com a chegada de 17.000 visitantes de navios de cruzeiro! Pedimos a sua atenção e que reduza ao máximo os seus movimentos!”, escreveram as autoridades.
Santorini é um dos destinos turísticos que tem enfrentado os efeitos do turismo massificado, esperando receber mais de 5,5 milhões de visitantes em 2024, 3,4 dos quais este verão.
Muitos destes turistas chegam a bordo de cruzeiros, com 800 escalas registadas em 2023. Dezenas de milhares de passageiros desembarcam em apenas um dia na ilha, que conta com cerca de 15 mil habitantes.
O excesso de turismo e o seu impacto consequente na qualidade de vida dos residentes tem estado no centro do debate na Grécia. Na verdade, o governo do país está a ponderar limitar o número de navios de cruzeiros que visitam os seus destinos turísticos.