Para empresas que pretendem ter uma presença online de destaque, estando num setor tão competitivo, é importante que organizem uma otimização para motores de busca (SEO)
Miguel Estorninho
Olá a todos os leitores da Tnews!
Hoje vamos falar sobre um tema complexo, mas que é crucial para qualquer negócio no setor do turismo: Estratégias de SEO (Search Engine Optimization).
Para empresas que pretendem ter uma presença online de destaque, estando num setor tão competitivo, é importante que organizem uma otimização para motores de busca (SEO).
Mas antes de mais o que é o SEO?
SEO é o processo de otimização de um website para melhorar a visibilidade da sua empresa nos motores de busca (p. ex. Google, Bing). O objetivo é aumentar o tráfego orgânico através da obtenção de uma classificação alta nos resultados de pesquisa. Isso é alcançado através de estratégias como a pesquisa de palavras-chave relevantes, criação de conteúdo de qualidade, otimização técnica do website, e construção de links. O SEO é fundamental para aumentar a
exposição online de um negócio e atrair visitantes qualificados para o seu website.
Considerando isto tudo, por onde começar? Aqui estão algumas estratégias de SEO que penso
que serão uma mais-valia para si:
- Palavras-chave relevantes
Identifique palavras-chave relevantes para o seu negócio e otimize o conteúdo em torno delas.
Por exemplo, se o seu negócio é um hotel em Lisboa, certifique-se que inclui palavras-chave
como “hotel em Lisboa”, “alojamento em Lisboa”, “melhores hotéis em Lisboa”, etc. Lembre-se
de usar palavras-chave relevantes e de forma natural no seu conteúdo, seja no website ou nas
redes sociais. - Conteúdo relevante e atualizado
Os motores de busca adoram conteúdo atualizado e relevante. Uma excelente forma de otimizar
isto é ter um blog no seu website e atualizá-lo regularmente. Por exemplo, pode escrever sobre
“3 dicas para quem visita Portugal”. Ou, num outro exemplo, caso a sua empresa seja um turismo
de aventura no Porto, “Os melhores locais de escalada no Porto”, ou até mesmo, sobre as
melhores atividades para fazer durante uma visita ao seu hotel. O importante aqui é manter o
seu conteúdo atualizado e atraente. - Inclusão de imagens e vídeos
As imagens e os vídeos são uma excelente forma de aumentar a interação do utilizador com o
seu website. Certifique-se de incluir imagens e vídeos de alta qualidade e relevantes para o seu
negócio. Além disso, use-os corretamente, incluindo uma descrição e um título preparado para
SEO. - Mobile-friendly
É crucial que o seu website seja mobile-friendly. Um website que não seja otimizado para
dispositivos móveis pode afetar negativamente a sua classificação nos motores de busca. - Link building
O link building é uma das estratégias mais importantes de SEO. Certifique-se de ter links
relevantes que interliguem o seu website e websites da sua área. Por exemplo, pode procurar
parcerias com outros negócios do setor turístico, ou tentar que o seu site seja referenciado em
outras plataformas, como por exemplo, jornais online.
Infelizmente o SEO é uma estratégia difícil para pequenas empresas, requer um trabalho
semanal profissional e consistente que leva, por vezes, a muitas horas de trabalho. Plataformas
como o Google Search estão sempre a atualizar as suas palavras-chaves de referência e isso faz
com que um site com conteúdo desatualizado possa perder a sua importância na listagem desse
motor de busca. - No entanto, para quem quer dar os primeiros passos nesta área ou para quem sempre teve
dúvidas acerca deste tema, espero que estas dicas tenham sido úteis para o seu negócio e que o
ajude a aumentar a sua visibilidade online.
Boas reservas!
Por Miguel Estorninho
Cofundador da Agência Digital Natives e Mestre em Marketing e Comunicação.