Segunda-feira, Maio 20, 2024
Segunda-feira, Maio 20, 2024

SIGA-NOS:

Sete inovações tecnológicas que estão a revolucionar o turismo

Durante os últimos anos a tecnologia tem vindo a ganhar mais espaço no turismo. O TravelDailyNews destaca sete inovações tecnológicas que trouxeram melhorias para este setor.

1) Aplicações móveis

Há cada vez mais aplicações móveis para o turismo e reserva de passagens e alojamento. A maioria das empresas de viagens está a tentar adaptar os seus serviços e recursos para interagir melhor com seus clientes.

2) Tecnologia 5G

A Forbes escreve que, com a tecnologia 5G estamos à beira de uma revolução no mundo dos dispositivos móveis. Assim sendo, a influência do 5G no turismo aumentará, nomeadamente através do turismo imersivo e da conexão entre a realidade virtual e o setor turístico.

3) Internet das coisas (IoT)

A Internet das Coisas pode causar um impacto significativo no setor de viagens, através da integração de sensores conetados à Internet dentro de carros, malas, edifícios, entre outros. Espera-se que a IoT seja um fator de transformação significativo na personalização do serviço ao cliente nos próximos anos.

4) Assistentes virtuais

Graças aos assistentes virtuais nos nossos telemóveis, tablets e computadores, estamos habituados a ter acesso rápido às informações de que necessitamos. A indústria do turismo também está a começar a introduzir esses assistentes, com o objetivos de ajudar e apoiar os clientes. Estas tecnologias de IA podem criar experiências interativas e personalizadas para os consumidores.

5) Realidade Aumentada e realidade Virtual

A realidade aumentada (AR) e a realidade virtual (VR) estão a começar a ser utilizadas pelas empresas de viagens. Existem já aplicações que, através da imersão do cliente, conseguem mostrar como ficará o seu quarto de hotel ou cabine de cruzeiro.

Estas tecnologias permitem transportar os clientes para os mais diferentes lugares do mundo, permitindo que os mesmo avaliem previamente as suas futuras experiências de viagem.

Aliás, a empresa de viagens de realidade virtual Travel World VR registou uma elevada procura dos seus serviços durante a pandemia, o que prova o crescimento do interesse das empresas de hotelaria e dos consumidores por este tipo de experiências imersivas.

6) Big Data

Embora a Big Data ainda não tenha sido totalmente materializada na indústria de viagens, já há algumas mostras do seu uso. Existem cadeias de hotéis que usam as informações dos clientes para criar as melhores ofertas no futuro.

Para isso, os hoteleiros recolhem informações sobre os consumidores (valor gasto, motivo da viagem ou país de origem) que, posteriormente, são comparadas com dados publicamente disponíveis, para desenvolver o perfil de cliente mais adequado e alcançar um maior sucesso.

7) Blockchain

As agências de viagens podem usar o blockchain para garantir os pagamentos financeiros que ocorrem durante a reserva de passagens e de acomodação. Também pode ser importante para a identificação de passageiros no aeroporto e noutros transportes.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img