A Travelport publicou esta quarta-feira, dia 15, o seu relatório “2025 State of Modern Retailing” que revela as principais tendências críticas que vão moldar a indústria das viagens em 2025. A pesquisa mostra que este ano haverá uma maior procura por transparência, o surgimento de novos modelos de assinatura e avanços impulsionados por Inteligência Artificial (IA) na experiência de compra de viagens.
“Os consumidores são claros sobre o que procuram no setor de viagens: simplicidade, transparência e confiança. A nossa última pesquisa mostra que as viagens atingiram um ponto de viragem. Os vendedores modernos, que a abraçam a transparência radical, estão a adotar a IA de forma responsável e a oferecer experiências simplificadas”, referiu Jen Catto, Chief Marketing Officer da Travelport.
Segundo o relatório, existem cinco tendências que vão moldar o setor das viagens em 2025. A primeira é o início da transparência “radical”. As empresas são alvo de críticas crescentes por “lavagem do consumidor”, uma prática em que as companhias anunciam preços baixos, ocultando as taxas ou condições até ao check-out. Quase metade dos inquiridos (44%) classificou as companhias aéreas, os hotéis e as empresas de viagens como os principais infratores.
O comércio retalhista moderno exige honestidade em todas as fases do percurso do cliente. As marcas eliminam as taxas ocultas e as agências que apresentam “opções claras” e “comparáveis” entre fornecedores ganharão a lealdade do cliente. O relatório sublinha que a transparência radical não é apenas uma necessidade, mas também uma vantagem competitiva.
Segundo o relatório, 56% dos inquiridos afirma que as ofertas das companhias aéreas se tornaram mais confusas na última década. Para contornar esta tendência, as empresas devem adotar uma tecnologia ágil e baseada em API que permita a integração de novos conteúdos, dados e funcionalidade, lê-se no relatório. Aqueles que simplificarem a experiência de compra destacar-se-ão num mercado competitivo.
O excesso de informação está a conduzir a uma sobrecarga de escolha, ou seja, os consumidores sentem uma maior sobrecarga aquando a escolha de um destino ou agência. Algumas empresas já tentam contornar esta tendência e procuram por parcerias não convencionais para ir ao encontro dos consumidores.
As subscrições de viagens vão também ganhar força em 2025. As agências de viagens online, como a eDreams ODIGEO, demonstraram o seu potencial nesta abordagem, com mais de 6,5 milhões de subscritores. O seu modelo de subscrição, segundo o relatório, é atualmente o maior contribuinte para as receitas e margens da empresa.
1 em cada 3 inquiridos afirmou que consideraria uma subscrição de viagens em 2025, o que demonstra que este modelo de negócio está preparado para crescer. Benefícios como conveniência, economia de custos e vantagens exclusivas tornam as assinaturas uma alternativa atraente aos programas de fidelidade tradicionais.
A IA também está a crescer, com 58% dos inquiridos a utilizar IA na sua vida pessoal ou profissional. As viagens estão entre os três principais setores de confiança na IA, com 52% dos consumidores a confiar nas marcas de viagens que utilizam este método de forma responsável. De facto, 80% dos viajantes frequentes já se sente à vontade para utilizar IA no planeamento de viagens.