Em 2024, o turismo consolidou a sua posição como alavanca da economia nacional, atingido todas as metas previstas para 2027. Antes do ano acabar, Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, revelou que Portugal fecharia o ano com números recordes no turismo, ultrapassando os 27 mil milhões de euros de receita, com mais de 30 milhões de turistas estrangeiros e 80 milhões de dormidas. Estes valores demonstram que o país continua no radar dos viajantes de todo o mundo.
A par dos números globais em hóspedes, dormidas e receitas, que correspondem aos melhores de sempre, saiba quais são as novas aberturas de hotéis em 2025.
Vila Galé
No decorrer deste ano, a Vila Galé planeia inaugurar duas novas unidades em Portugal, destinadas ao segmento de famílias. A primeira inauguração, marcada para dia 15 de fevereiro, acontecerá em Elvas. O Vila Galé Casas D’Elvas contará com 44 quartos.
A este, junta-se o Vila Galé Collection Ponte de Lima Vineyards Historic Country Resort Hotel, Conference & Spa, em Viana do Castelo, que abrirá portas a 1 de abril com 69 quartos.
Highgate Portugal
O mês de maio será palco de quatro novos projetos da Highgate, com três marcas do grupo a anunciar novos hotéis no país. A Kimpton Hotels planeia inaugurar o Kimpton Atlântico Algarve, em Albufeira, com 149 quartos e suites. Por sua vez, o Westin Hotels & Resorts vai abrir o Westin Salgados Beach Resort, Algarve, na Herdade dos Salgados, com 155 quartos e suites.
Já a Marriott vai abrir dois hotéis na Herdade dos Salgados, em Albufeira. O primeiro é o Algarve Marriott Salgados Golf Resort & Conference Center, com 228 quartos e suites, que se destina ao segmento de MICE. O segundo hotel é o Marriott Residences Salgados Resort Algarve, que contará com 192 residências.
Grupo Mercan e Ace Hospitality Management
A Ace Hospitality Management, empresa de gestão da Mercan, vai inaugurar quatro novos hotéis em Portugal. O Origine, Tribute Portfolio Hotel será inaugurado em abril deste ano em Vila Nova de Gaia. Trata-se de uma unidade de 4 estrelas com 70 quartos.
Ainda em abril, será inaugurado o A-mar-ello Hotel Praia Santo André, Tapestry Collection by Hilton, em Santo André, com 44 quartos.
Por sua vez, no mês de julho, o Porto contará com uma extensão do Renaissance Porto Lapa, com 78 quartos. Já a cidade de Lisboa receberá em julho o Moxy – Lisbon Park Hotel, um hotel de três estrelas com 218 quartos.
Minor Hotels
A Minor Hotels vai inaugurar, em fevereiro, o Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel, em Vila Nova de Gaia. Trata-se de um hotel de cinco estrelas com 150 quartos em que o promotor é a empresa Sogevinus.
PortoBay Hotels & Resorts
O Grupo PortoBay Hotels & Resorts irá inaugurar um novo hotel de 4 estrelas em julho de 2025. O PortoBay Blue Ocean está localizado na Quinta do Milharó, no Algarve, e conta com um total de 349 quartos e suites. Este será destinado ao segmento Lifestyle.
Olivia Hotels
O grupo Olivia Hotels prevê abrir, em julho, um novo hotel de 5 estrelas em Lisboa. A unidade estará localizada no cruzamento da Rua Alexandre Herculano com a Rua Castilho e será equipada com 138 quartos e cinco super suites, afirmando-se como o destino ideal para viagens de negócios, bem como para explorar a cidade.
Grupo Hotusa
O Grupo Hotusa prevê incorporar quatro novos hotéis em Portugal, em 2025: três no Porto e um no Algarve.
SANA Hotels
Ainda sem data anunciada, o Grupo SANA tem previsto a abertura de um Boutique Suites Hotel, na Rua do Ouro, em Lisboa, com 48 suites, destinado ao segmento de lazer/luxo.
Turim Hotels
A Turim Hotels tem previsto a abertura de um hotel em Sintra nos últimos meses do ano. A restante informação será revelada nas redes sociais do grupo.
Museu de Arte Contemporânea Armando Martins (MACAM)
No centro de uma das zonas mais culturais de Lisboa, o MACAM Hotel abrirá as suas portas a 22 de março, com 64 quartos.
Estoril8023 Investments
Com abertura prevista para 2025, o Residence Inn by Marriott – Lisbon contará com 71 unidades e estará localizado no icónico Campo Pequeno. Vocacionado para estadias prolongadas, o hotel oferecerá quartos espaçosos.
Hyatt
A Hyatt prevê abrir, este ano, o Andaz Lisboa, na Baixa, um novo hotel composto por cinco edifícios separados e 169 quartos, segundo anunciado no passado dia 4 de dezembro pelo grupo.
Hoti Hoteis
Em 2025, o Grupo Hoti Hoteis vai estrear-se no segmento residencial com a inauguração do primeiro Residence na Avenida da Boavista, no Porto, que terá cerca de 130 unidades de alojamento. Entre as novas unidades, destaca-se a primeira o Meliá Viana do Castelo (134 quartos) e o início das obras do INNSiDE Porto Centro, além da inauguração do Meliá São João da Madeira.
The Editory Collection Hotels
O The Editory Collection Hotels vai rumar até ao Funchal com a inauguração do Editory by The Sea Funchal, um hotel de 5 estrelas com 98 quartos, previsto para julho deste ano. Além disso, o grupo reforçará a sua aposta no mercado algarvio com a abertura da sua segunda unidade hoteleira: o Editory by The Sea Lagos, de 5 estrelas, com 204 quartos, previsto para 1 de abril.
StayUpon Hospitality Group
O StayUpon Hospitality Group vai expandir a sua presença para o Seixal, com a inauguração do Upon Harbor no segundo semestre de 2025. Situado na antiga fábrica de cortiça, a Mundet, o hotel de estilo industrial contará com 102 apartamentos.
Wyndham Hotels & Resorts
A Wyndham Hotels & Resorts vai abrir, este ano, quatro novos hotéis em Portugal. Os novos hotéis são o L Hotel Fátima, Trademark Collection by Wyndham, que abrirá portas no segundo trimestre com 85 quartos; o Wyndham Residences Lisbon Loures, em Bucelas, com 36 branded residence, previsto para o quarto trimestre do ano; o Wyndham Garden Alentejo Alcacer do Sal, com inauguração prevista no segundo trimestre e com 75 quartos; e o Wyndham Grand Carvoeiro, no Algarve, com 135 quartos.
Real Hotels Group
O Real Hotels Group vai abrir dois novos hotéis este ano na temporada de verão: o Holiday Inn Express & Suites Principe Real, em Lisboa, com 184 quartos, e o Holiday Inn Albufeira, no Algarve, com 193 quartos.
2026: Seven O Five
O grupo Seven O Five, que chegou a Portugal no ano passado, tem previsto para 2026 duas novas unidades na cidade do Porto. Localizada na Rua da Maternidade, trata-se de uma unidade de 4 estrelas citadino, com 85 quartos.
Já o segundo projeto localiza-se na Rua de Santa de Catarina e conta com 24 apartamentos com posicionamento premium de diferentes tipologias. O grupo acredita que esta segunda unidade será “muito apreciada” por famílias e clientes em lazer.
Outras aberturas:
Relativamente a outras unidades já anunciadas, Portugal receberá este ano a abertura do ME Lisbon da Meliá, com 213 quartos, no primeiro trimestre do ano; do The Standard, Lisbon, no final do ano, com cerca de 172 quartos; do Axel Hotel Porto (80 quartos); do Mercure Ponta Delgada Açores, do Grupo Accor, com 75 quartos; de um novo hotel do Grupo Júpiter no Porto, com 131 unidades de alojamento; e do Eco-Resort Pestana Dunas, em Porto Santo, com 200 quartos.
A cadeia catalã de hotéis e hostels chic&basic já tinha anunciado a abertura de três hotéis em Portugal, até março de 2025. Deste modo, estão previstos dois hotéis no Porto: o chic&basic Concrete com 30 quartos, e outro com 40 quartos; e ainda um hotel em Lisboa com um total de 25 quartos.
Já o grupo Barceló anunciou, em abril de 2024, que planeia começar a operar o hotel Quinta Funchal Palace Garden, anteriormente conhecido como Quinta das Vistas Palace Gardens, a partir de junho deste ano, e construirá um novo estabelecimento no centro histórico da cidade, cuja abertura está prevista para o final de 2025.
Por sua vez, a IHG Hotels & Resorts revelou que a zona de Carcavelos está a passar por uma renovação, que inclui uma nova propriedade Staybridge Suites. O hotel de 135 quartos está atualmente em construção e traz o primeiro conceito de estadia prolongada para a região. O Staybridge Suites Carcavelos abrirá em dezembro de 2025.
Adicionalmente, a capital portuguesa vai receber em 2025 a sua primeira propriedade Six Senses, localizada perto da Avenida da Liberdade, no Palácio de Pedrosas. O Six Senses Lisbon oferecerá 114 quartos e instalações de bem-estar de primeira classe.
Por último, a AP Hotels & Resorts revelou que não tem nenhuma inauguração prevista em 2025. No entanto, apresentará este ano o novo AP Sines, que se trata de uma renovação total da antiga unidade sinerama (hotel-apartamento em Sines).
*Notícia atualizada às 18h21 com informações do StayUpon Hospitality Group e às 14h40 de dia 16 com informações da Wyndham Hotels & Resorts. Notícia atualizada dia 17 de janeiro, às 9h58, com informações do Real Hotels Group. Notícia atualizada dia 21 de janeiro, às 16h10, com informações do AP Hotels & Resorts.
Com abertura de msis de 15 rede de hotéis, é uma valia, ou seja vai aumentar, as receitas, turistas e dormidas, e vai aumentar as receitas em 2025.
Sou hoteleiro gostaria de ter uma oportunidade na abertura dos novos hotéis em 2025.
As Escolas Hoteleiras portuguesas, terão capacidade para formar profissionais para atender um segmento alto, como o anunciado, face alguns dos atuais salários (!?)
Boa noite!
Amo a hotelaria e gostaria também de ter alguma oportunidade.
Lilian. Experiência em recepção, governança.