Nos últimos anos, houve muitas companhias aéreas a eliminar a obrigatoriedade do uso de maquiagem ou a dar a opção de uso calças em vez de saias à tripulação feminina. Agora, a SkyUp, uma transportadora ucraniana, removeu as saias e os sapatos de salto do uniforme.
Marianna Grigorash, gerente de marketing da SkyUp afirmou, segundo a tourinews: “Os tempos mudaram, as mulheres mudaram. Apareceu uma imagem nova, mais moderna e confortável.”
A companhia aérea pretende deixar para trás a “oficialidade supérflua” e apostar na flexibilidade, para se adaptar às novas atividades desenvolvidas pelas hospedeiras. Para desenvolver o novo conceito, foram realizadas entrevistas com as tripulantes, através das quais foi tomada a decisão de substituir os sapatos de salto por ténis.
As grandes cinco mudanças que esta companhia incutiu no design do uniforme SkyUp foram: substituição de saias por calças e a criação de gabardinas de couro ecológico italiano, desenvolvidas pela marca ucraniana GUDU; substituição do calçado de salto alto por calçado Nike Air Max 720, com câmara de ar na sola e composto por 75% de materiais reciclados; lançamento de um lenço de seda azul celeste, criado em conjunto com a marca GUNIA; diferentes penteados que podem substituir o coque clássico e nova proposta de maquiagem nas cores laranja e azul com referências ao pôr do sol e adição de uma mala laranja da Have A Rest para completar o look.
A easyjet também introduziu um novo uniforme para tripulação de cabine e pilotos. Cada um é feito com cerca de 45 garrafas de plástico recicladas como parte de seu compromisso de mitigar resíduos e fazer mudanças inovadoras além da redução de carbono.