O conceito é holandês e nasceu em 2016, mas rapidamente se espalhou a outros países: uma loja de conveniência num lobby de hotel, sem ser necessário a presença de funcionários. É o que propõe a Wundermart, já presente em muitos hotéis nos Países Baixos, Alemanha e Bélgica e que, em 2021, chega a Portugal.
Apesar da pandemia, o mundo hoteleiro tem demonstrado muito interesse neste conceito de retalho para hotéis. “Nos dias de hoje, sentimos que os proprietários de hotéis procuram oportunidades adicionais para gerar receitas. A loja Wundermart oferece uma solução”, afirma Nicole dos Santos e Olivier Janssen, country managers da Wundermart na Península Ibérica. “O nosso modelo de revenue sharing permite ao proprietário do hotel não só converter metros quadrados não usados em receitas adicionais, como proporcionar maior comodidade ao hóspede.”
A Wundermart conta atualmente com 95 lojas nos Países Baixos, Bélgica e Alemanha, a maioria em hotéis (90%), e o restante em alguns coworks e escritórios corporativos. A empresa pretende abrir, este ano, lojas em Portugal e Espanha, preparando, igualmente, a expansão em países como França, Reino Unido, Noruega e Suécia.
“Acreditamos que Portugal e Espanha estarão entre os nossos maiores mercados europeus. Com a retoma das viagens de negócios e lazer, vemos que há uma forte procura entre os proprietários de hotéis e resorts para o retalho in-house. Estamos, atualmente em negociações com várias cadeias de hotéis e a nossa expansão início ainda este ano, refere Nicole dos Santos.
Entre os hotéis que já têm uma loja Wundermart, é possível encontrar desde alojamentos básicos a hotéis e resorts de 5 estrelas. “O retalho hoteleiro é relevante para todos os segmentos hoteleiros. Enquanto que, os hotéis urbanos precisam da oferecer conveniência 24/7, os resorts precisam de uma ampla variedade de produtos, como protetores solares, carregadores, bebidas, etc., e a Wundermart oferece essa possibilidade, transformando metros quadrados não utilizados em receita mensal. Dentro de poucos anos, as lojas de conveniência “data driven” e sem funcionários serão um novo padrão da indústria. Com a nossa variada oferta de marcas e tipos de loja, temos opções que se adequam a todos os géneros de hotel”, garante Nicole dos Santos.
Como funciona?
Ao hotel basta apenas 10m2 para ter uma pequena loja Wundermart. O modelo de negócio “é simples”, afirma a country manager: “Vendemos a loja pelo preço de compra ao hotel. O hotel pode escolher o seu próprio fornecedor de produtos e, caso ainda não tenha, podemos ajudá-lo a encontrar um. O hotel paga-nos uma taxa operacional mensal e uma pequena percentagem da receita. Todos os fluxos de receita passam pelo hotel, de modo a que o Hotel tenha total controlo sobre o negócio”.
As lojas são 100% autónomas, o que quer dizer que não é necessária a presença de funcionários. O software da Wundermart monitoriza o que é vendido para que os fornecedores recebam os pedidos automáticos de reposição da loja. “Atualmente, até temos um novo recurso onde a câmara regista automaticamente o que o cliente tem no seu cesto. Assim que ele chega ao terminal de checkout não precisa de digitalizar os produtos, pois o sistema reconhece o que o cliente escolheu. Apenas tem de pagar os produtos selecionados com um cartão de débito / crédito ou Apple Pay”.
O recente anúncio da colaboração com a americana AiFi também irá acelerar a entrada no mercado americano. Em breve, todas as lojas Wundermart serão equipadas com a tecnologia de visão computacional Aifi. À chegada, os clientes fazem “scan” à app ou cartão de crédito, escolhem os seus produtos e saem da loja – sem necessitar de “scanar” o código de barras ou ir à caixa de pagamento. Isto torna a experiência de compra ainda mais eficiente e agradável.
Também um projeto piloto foi recentemente iniciado, no qual um grupo de cinco outros revendedores usa a tecnologia Wundermart para operar as suas lojas de forma totalmente autónoma. Desta forma, são revelados diversos dados, como por exemplo, quais os produtos mais vendidos, e aquando necessidade de reposição de stock, os novos produtos serão solicitados automaticamente.
Tem alguns hoteleiros q posso apresentar
Sou e trabalho como consultor.
Preciso de mais informações.
Obrigado