Cada vez mais, as empresas solicitam aos organizadores de eventos corporativos que concedam prioridade à seleção de locais amigos do ambiente, sendo que muito deles exigem a implementação de práticas sustentáveis durante os seus eventos, de acordo com os dados da Consultia Business Travel.
Desta forma, o compromisso das empresas com a sustentabilidade está a tornar-se cada vez mais importante, especialmente no que diz respeito à organização de eventos MICE.
Neste sentido, Renato Peña, diretor de MICE da Consultia Business Travel, sublinha que “as empresas estão particularmente atentas à sustentabilidade do seu evento corporativo e escolhem, na organização dos mesmos, empresas que lhes possam trazer valor no domínio da sustentabilidade, incluindo os vários intervenientes ao longo de toda a cadeia de valor, como o transporte, o alojamento, os espaços para eventos, entre outros, que correspondam a esses pedidos”.
Segundo a Consultia Business Travel, algumas das ações que fazem a diferença para as empresas que querem ser mais sustentáveis são, por exemplo, a proximidade dos destinos de um evento. “Optar por realizar o evento numa cidade próxima ou, por exemplo, na cidade onde a empresa está localizada, trará uma redução considerável na pegada de carbono.”
No entanto, as empresas que optam por organizar o evento noutra cidade devem ter em conta que, de todos os meios de transporte existentes, o comboio é normalmente o menos poluente de todos. Isto porque emite menos CO2 e transporta um maior número de pessoas.
Há ainda outros pormenores que cada vez mais empresas valorizam na organização de eventos. Entre eles, a gestão do catering. Atualmente, há uma tendência para a seleção de produtos de origem local, embalagens reutilizáveis ou recicláveis e uma gestão correta dos resíduos, através da quantificação exata dos participantes e do seu compromisso de presença.
Por outro lado, muitas empresas já implementam ações de comunicação interna que visam sensibilizar os seus colaboradores para o respeito pela natureza ou pela história do local visitado. Estas ações sublinham que não se deve tocar em edifícios, monumentos e templos antigos para os preservar. No caso de ecossistemas sensíveis, como os recifes de coral ou as florestas tropicais, as empresas informam os participantes sobre como causar o menor impacto possível e não os degradar. Salientam igualmente a importância de respeitar as pessoas, a cultura, os costumes, a gastronomia e as tradições das populações locais.
Em suma, o setor MICE continua a crescer e tudo aponta para que seja uma tendência que se manterá nos próximos anos. No entanto, “a sustentabilidade entra no tabuleiro do jogo e torna-se uma peça fundamental nos eventos MICE”, conclui Renato Peña.