Quinta-feira, Novembro 13, 2025
Quinta-feira, Novembro 13, 2025

SIGA-NOS:

Tailândia aposta na sustentabilidade com criação de 11 novas rotas de turismo de baixo carbono

-PUB-spot_img

A Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT) anunciou esta quarta-feira, dia 18, a criação de 11 novas rotas de turismo de baixo carbono, que atravessam várias regiões do país, desde as montanhas de Chiang Mai e Chiang Rai até às praias de Krabi e Phuket.

As novas rotas da Tailândia foram concebidas para “sensibilizar turistas, comunidades locais e empreendedores para a importância de práticas turísticas mais conscientes”.

Entre as experiências propostas destacam-se passeios de bicicleta pelas muralhas de Chiang Saen, passeios de caiaque pelos mangais de Takua Pa – conhecidos como “Pequena Amazónia” – e visitas a pé ao centro histórico de Phuket, com possibilidade de participar em workshops de culinária com ingredientes locais e sustentáveis.

As 11 rotas de viagem com baixo impacto carbónico cobrem todas as regiões da Tailândia. No norte, destacam-se os percursos Chiang Rai–Phayao, Chiang Mai–Lampang e Uthai Thani–Nakhon Sawan.

Na região central, propõem-se as rotas Khon Kaen–Chaiyaphum, Kanchanaburi–Ratchaburi e Samut Songkhram–Samut Sakhon. No nordeste, estão disponíveis os itinerários Udon Thani–Nong Khai e Loei–Phetchabun. Na região oriental, a rota sugerida liga Chanthaburi a Trat, enquanto no sudoeste se destacam os percursos Krabi–Surat Thani e Phuket–Phang-Nga.

Além das rotas, estão a ser desenvolvidas iniciativas em várias regiões do país. Em Chiang Mai, a experiência “Amazing Organic Trip” dá a conhecer comunidades como Mae Tha, onde se praticam técnicas de agricultura biológica há várias gerações. Em Phuket, o foco está na conservação marinha e no turismo de base comunitária, com destaque para a aldeia de Ban Bang Rong, onde os visitantes podem explorar os ecossistemas locais e aprender sobre a preservação de ervas medicinais.

O transporte é outro dos pilares da estratégia tailandesa para um turismo mais sustentável. O país estabeleceu metas ambiciosas para a adoção de veículos elétricos, com o objetivo de que 30% dos veículos produzidos até 2030 sejam elétricos, e de atingir emissões zero até 2035.

O alojamento também está a acompanhar esta transformação. O sistema de certificação STAR – Sustainable Tourism Acceleration Rating – avalia hotéis e atrações com base no cumprimento dos 17 Objetivos de Turismo Sustentável, atribuindo classificações entre 3 e 5 estrelas. Esta medida incentiva as empresas a adotarem práticas mais ecológicas e “oferece aos turistas um critério de escolha alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”. Em Phuket, a Fundação para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável está a promover ativamente estas certificações e estabeleceu como meta tornar o centro histórico da ilha neutro em carbono até 2030.

Leia também: “Tailândia quer atingir a marca dos 60 mil turistas portugueses em 2025”

-PUB-spot_img

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img