Sexta-feira, Novembro 26, 2021
Sexta-feira, Novembro 26, 2021

SIGA-NOS:

Tailândia: Phetchaburi distinguida com o estatuto de Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO

Phetchaburi, província situada na costa ocidental do Golfo da Tailândia, é o membro mais recente a integrar a Rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN), no campo da Gastronomia. Trata-se da quinta província tailandesa a receber a distinção da UCCN, após Phuket (Cidade Criativa da Gastronomia, em 2015), Chiang Mai (Cidade Criativa de Artesanato e Artes Populares, em 2017), Banguecoque (Cidade Criativa do Design, em 2019) e Sukhothai (Cidade Criativa do Artesanato e Artes Populares, em 2019) terem sido agraciadas pela organização.

Localizada a cerca de 160 km a sul de Banguecoque, Phetchaburi – apelidada “Cidade dos Três Sabores” – é sinónimo de uma série de pratos locais que ganharam especial popularidade e, também, pela produção de determinados alimentos. Entre os pratos mais conhecidos que refletem as raízes culturais da província encontram-se o Kaeng Kua Hua Tan (curry de palma toddy), o Khanom Cheen Thotman (macarrão de farinha de arroz fermentado com bolo de peixe frito), o Khao Chae (arroz embebido em água acompanhado de uma variedade de acompanhamentos) e o Kuaitiao Nam Daeng (macarrão com sopa vermelha).

Outro fator distintivo de Phetchaburi reside nas suas sobremesas: o Khanom Mor Gang (creme caramelizado adoçado com açúcar de palma), o Khanom Tan (toddy Palm Souflé) e o Lod Chong Namtan Khon (pandanus cendol com calda de açúcar de palma) prometem “aguçar” o apetite dos visitantes.

A oferta de Phetchaburi não se resume apenas à gastronomia. Com efeito, locais como o Parque Histórico Phra Nakhon Khiri, os templos Wat Mahathat Worawihan, Wat Kamphaeng Laeng, Wat Yai Suwannaram, e as suas praias pitorescas – sendo a mais famosa Cha-am, destino favorito para férias em família à beira-mar – merecem uma atenção particular.

Também o Parque Nacional Kaeng Krachan, com 464.000 hectares (o maior parque nacional do país), merece igualmente nota de destaque, sendo lar do Complexo Florestal Kaeng Krachan, recentemente adicionado à Lista de Património Mundial da UNESCO.

A UCCN foi lançada em 2004 para promover a cooperação entre cidades que identificaram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável. Há sete categorias de membros na Rede – Artesanato e Artes Populares, Artes Digitais, Cinema, Design, Gastronomia, Literatura e Música -, que atualmente soma cerca de 250 cidades em todo o mundo. Estas cidades trabalham juntas com vista a um objetivo comum – colocar a criatividade e as indústrias culturais no centro dos seus planos de desenvolvimento a nível local, e cooperar ativamente a nível internacional.

-PUB-

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img