A TAP anunciou esta terça-feira, dia 7, que, a partir deste ano, vai passar a utilizar um nível de combustível SAF em linha com a prática definida pela União Europeia, nos abastecimentos realizados nos aeroportos da União Europeia, Reino Unido e Suíça.
O nível para este ano, segundo o comunicado, é de 2% e, para compensar parcialmente os custos adicionais, a TAP introduzirá uma Sobretaxa SAF, que se aplicará à partida dos aeroportos europeus (exceto voos domésticos).
Essa taxa varia entre os dois euros em classe Económica na Europa e os 24 euros em Executiva para voos internacionais.
Além disso, a TAP e a Portugália Airlines celebram um marco histórico no seu compromisso com a sustentabilidade ambiental ao conquistarem a certificação ambiental IATA (Environmental Assessment – IEnvA). Esta é a primeira certificação ambiental para ambas as companhias aéreas, reafirmando o empenho em adotar práticas responsáveis no setor da aviação.
A certificação IEnvA, baseada na norma ISO 14001, reflete a implementação de um sistema de gestão ambiental robusto, projetado para garantir a eficácia da aplicação de boas práticas que minimizem os impactos ambientais, o que implicou a definição de uma Política Ambiental abrangente para ambas as companhias. A certificação IEnvA incidiu, nesta fase, nas atividades com impactos ambientais relevantes associados às operações de voos globais das duas companhias e aos edifícios corporativos em Portugal.
“Esta certificação representa um passo importante na nossa jornada contínua de sustentabilidade. Estamos empenhados em liderar pelo exemplo, reduzindo os impactos ambientais das nossas operações e promovendo uma aviação mais responsável”, afirmou Luís Rodrigues, CEO da TAP Air Portugal. “Este é um reconhecimento do trabalho conjunto das nossas equipas e do compromisso permanente da TAP com o futuro do planeta.”