Segunda-feira, Junho 17, 2024
Segunda-feira, Junho 17, 2024

SIGA-NOS:

“Temia chegar ao fim do mandato sem sequer ver a primeira pedra do aeroporto. Agora acredito que é possível”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, demonstrou otimismo em relação à construção do novo aeroporto de Lisboa. “Estou otimista, porque temia chegar ao fim do mandato sem sequer ver a primeira pedra do aeroporto e agora começo a acreditar que é possível”, afirmou o Chefe de Estado, durante a sessão de encerramento da Conferência da Confederação do Turismo de Portugal, que comemorou o Dia Mundial do Turismo e teve lugar no Algarve nesta quarta-feira.

Marcelo Rebelo de Sousa destacou que a questão do novo aeroporto é um tema recorrente que o tem “fustigado”, enfatizando que, neste momento, não é produtivo atribuir responsabilidades, pois acredita que “são coletivas”. “Mas pela primeira vez estou otimista, e hoje acredito que vai ser possível ver pelo menos algumas pedras do aeroporto”, acrescentou.

Explicando as reviravoltas no processo de decisão do novo aeroporto, Marcelo Rebelo de Sousa apelou a que “agora que a decisão está nas mãos dos técnicos, é esperar que eles não se transformem em políticos.”

De forma irónica, o Presidente questionou: “A minha questão é quantos de nós que estão aqui presentes ainda estarão vivos para o testemunhar,” devido às décadas que o projeto tem levado para se concretizar.

Durante a conferência, que coincidiu com o Dia Mundial do Turismo, Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que “o turismo tem sido em Portugal não apenas um fator de desenvolvimento sustentável, mas também um elemento de coesão nacional e, em muitos momentos críticos, um dos principais impulsionadores da nossa economia e sociedade.”

“Depois da pandemia, o turismo foi fundamental – voltou a acontecer quando eclodiu a guerra – o turismo não falhou enquanto capacidade de resposta rápida num momento difícil da economia portuguesa. Há um grande mérito da CTP, que garantiu segurança, capacidade de negociação com os outros parceiros e diálogo com o governo”, sublinhou.

O Presidente também abordou a importância da sustentabilidade no setor do turismo, destacando que esta abordagem significa “turismo de maior qualidade, com maior valor agregado e que quer ir mais longe.” O responsável enfatizou que a sustentabilidade não se limita à ação climática, porque abrange áreas como o digital, a transição energética, a governança e a qualificação dos recursos humanos. Marcelo Rebelo de Sousa salientou que o setor do turismo “tem conseguido fazer essa transição”, mesmo em meio a crises.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img