Em 2024, o TNews vai organizar o seu primeiro evento dedicado ao segmento MICE. De 11 a 13 de novembro de 2024, o Crowne Plaza Caparica Lisbon acolherá um fórum exclusivamente dedicado aos mercados nórdicos. O TNews MICE Event oferecerá uma oportunidade ímpar para empresas portuguesas estabelecerem contactos com aproximadamente 20 dos principais compradores de serviços MICE dos mercados nórdicos. Ao promover negócios e expandir redes de contatos, o evento visa fortalecer ainda mais as relações comerciais entre Portugal e os países nórdicos.
Para analisar o potencial destes mercados, convidámos Stig Sommerfeldt Kaspersen, Diretor de Turismo de Portugal nos Mercados Nórdicos, a partilhar o seu testemunho:
Testemunho de Stig Sommerfeldt Kaspersen
Nos países nórdicos, existe uma forte tradição de realizar eventos, reuniões, conferências e apresentações no estrangeiro. Após a pandemia, temos observado um aumento no número de empresas que escolhem destinos europeus. Portugal é atualmente um destino muito procurado, oferecendo elevada qualidade, preços competitivos e, não menos importante, um excelente serviço. Nos países nórdicos, existem muitas empresas nos setores da indústria farmacêutica e biotecnologia, telecomunicações e informática, e energia renovável, mas também o setor tecnológico tem um peso significativo. Em todos estes setores é comum organizarem-se eventos no sul da Europa e atualmente Portugal é um dos destinos mais desejados.
Os países nórdicos – Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia – encontram-se entre os países com maior poder de compra per capita no mundo, e as empresas geralmente investem muito neste tipo de eventos. De forma geral, os turistas nórdicos são conhecidos por darem grande prioridade às viagens e por investirem frequentemente grandes somas tanto em estadias de luxo como em experiências, o que muitas vezes resulta em elevados gastos. Há uma tendência crescente entre os turistas nórdicos de gastarem dinheiro em experiências em vez de apenas no alojamento. Isto inclui atividades como experiências gastronómicas, eventos culturais e atividades ao ar livre e muitos viajantes nórdicos não se importam de pagar quantias elevadas por experiências especiais.
Quando se trata de MICE, os países nórdicos e Portugal são, na verdade, um excelente par por várias razões:
- Sustentabilidade e Soluções Ecológicas: Os países nórdicos têm um forte enfoque na sustentabilidade e em soluções ecológicas. Isto pode ser uma grande vantagem na realização de eventos em Portugal, já que Portugal, como é sabido, tem um plano muito ambicioso para a sustentabilidade.
- Diversidade e Inclusão: Os países nórdicos também têm uma longa tradição de serem sociedades abertas e inclusivas, tal como Portugal, onde a diversidade e a inclusão são valores altamente apreciados.
- Localização Geográfica Estratégica: Dada à localização geográfica de Portugal, as empresas nórdicas, ao realizar eventos em Portugal, podem mais facilmente atrair participantes e parceiros de todo o mundo, como por exemplo, dos EUA e da América do Sul, o que pode conferir aos eventos um caráter internacional e aumentar o seu sucesso.
- Atrações Turísticas e Culturais: Portugal é um destino turístico atrativo, com uma rica cultura, história e belas paisagens. As oportunidades de combinar atividades de negócios e lazer podem tornar os eventos realizados em Portugal mais atraentes e memoráveis para os participantes, o que é um parâmetro importante no processo de decisão.
Para mais informações acerca do TNews Mice Event, contacte comercial@tnews.pt.