Terça-feira, Novembro 18, 2025
Terça-feira, Novembro 18, 2025

SIGA-NOS:

Tráfego de passageiros nos aeroportos europeus sobe 3,4% em maio, revela ACI Europe

-PUB-spot_img

A ACI Europe revelou esta segunda-feira, dia 7, que o tráfego de passageiros na rede aeroportuária europeia aumentou 3,4% em maio, face ao mesmo período do ano passado.

O crescimento foi impulsionado pelo tráfego internacional de passageiros (+4,3% em relação a maio de 2024), com o tráfego doméstico de passageiros a diminuir ligeiramente (-0,2%).

Tal como nos meses anteriores, os aeroportos fora do mercado da UE tiveram “um desempenho superior” em maio, com um aumento do volume de passageiro de 6%. Destacam-se os aeroportos da Moldávia (+41,9%), Bósnia e Herzegovina (+30,5%), Geórgia (+23,4%), Israel (+17,5%) e Cazaquistão (+14,5%). Por outro lado, os aeroportos da Turquia registaram um crescimento menos acentuado (+1,8%), enquanto os da Rússia sofreram quedas significativas (-9,2%).

Já o mercado da UE registou um aumento de 2,9% no tráfego de passageiros, com os melhores desempenhos a serem obtidos na Eslováquia (+33%), Hungria (+15,3%), Polónia (+13,7%), Eslovénia (+13,5%) e Chipre (+10,9%). Em contrapartida, a Estónia (-6,2%), o Luxemburgo (-3,6%), a Suécia (-2%), a Suíça (-1,4%) e a Noruega (-0,4%) registaram uma diminuição dos volumes.

Entre os maiores mercados da UE, os melhores resultados vieram de Itália (+4,4%), Espanha (+3,3%) e Reino Unido (+1,7%), enquanto a Alemanha (+0,8%) e a França (+0,7%) tiveram um desempenho significativamente inferior, prejudicados por taxas de aviação nacionais punitivas.

“O tráfego de passageiros manteve-se resistente em maio, uma vez que os consumidores continuam a dar prioridade às viagens e ao lazer. Este facto é um bom presságio para os meses de pico do verão. No entanto, o desempenho de muitos aeroportos continua a ser prejudicado pela escassez de aeronaves e por problemas de manutenção que afetam as companhias aéreas, por perturbações na gestão do tráfego aéreo e por taxas de aviação punitivas”, disse Olivier Jankovec, diretor-geral da ACI Europe.

Aeroportos com melhor desempenho

Os aeroportos principais (mais de 40 milhões de passageiros) continuaram a crescer a um ritmo mais lento em maio, com um aumento do volume de passageiros de 2,7% em comparação com o período homólogo.

Os desempenhos mais fortes neste segmento registaram-se em Istambul Sabiha Gökçen (+14,9%), Roma Fiumicino (+4,1%), Barcelona (+3,6%) e Munique (+3,2%).

Londres-Heathrow continua a ser o aeroporto europeu mais movimentado, com 7,2 milhões de passageiros durante o mês, mas com um crescimento do volume de apenas +0,4%. O hub britânico foi seguido por Istambul (7 milhões de passageiros | +2,6%) e Paris CDG (6,2 milhões de passageiros | +1,7%).

Os pequenos aeroportos (menos de 1 milhão de passageiros) tiveram um desempenho superior a todos os outros segmentos do setor aeroportuário, com um aumento do tráfego de passageiros de +11%. No entanto, continuam a ser o único segmento para o qual os volumes ainda não recuperaram os níveis pré-pandémicos (maio de 2019) (-26,7%).

Os aeroportos regionais de maior dimensão que servem destinos turísticos populares continuaram, de modo geral, a registar bons resultados, embora as restrições à utilização da capacidade das companhias aéreas tenham aumentado as pressões concorrenciais e provocado variações significativas de desempenho.

Alguns dos melhores resultados registaram-se em Varna (+40,1%), Tivat (+21,9%), Cork (+17,5%), Wroclaw (+17%), Girona (+15,3%), Funchal (+14,9%), Cluj (+12,8%), Split (+11,5%) e Florença (+10,5%).

-PUB-spot_img

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img