O TripAdvisor divulgou os resultados do seu primeiro relatório “Trendcast”, que explora as tendências que estão a moldar a indústria das viagens e faz uma previsão do setor nos próximos anos.
O Trendcast baseia-se em dados de pesquisa, reservas e comportamentos, juntamente com conteúdo gerado pelos utilizadores a partir dos mais de mil milhões de comentários e contribuições da plataforma.
“O TripAdvisor Trendcast não é o típico relatório anual de tendências, mas sim um vislumbre do futuro das viagens e dos comportamentos dos consumidores que acreditamos que vão moldar o setor nos próximos anos. Explorar em primeira mão as perceções de milhões de viajantes em todo o mundo revelou tendências interessantes e grandes mudanças culturais que estão a moldar a indústria”, disse Hilary Fischer-Groban, diretora de investigação e perceção do TripAdvisor.
Viagens com foco na beleza
Segundo a análise, os viajantes estão cada vez mais preocupados com a questão da beleza e dos cuidados pessoais, apostando fortemente em destinos que lhes possam ser benéficos em termos estéticos, como rituais locais ou novas tecnologias de ponta. As menções “tratamentos de pele” aumentaram 87% na plataforma e as reservas de produtos de beleza aumentaram 400%.
Viagens no tempo
A plataforma refere que o trabalho remoto e híbrido redefiniu as viagens. Com as “férias de trabalho” a tornarem-se comuns, os viajantes procuram maximizar as experiências fora do horário habitual, das 09h00 às 17h00. As pesquisas no TripAdvisor por “aberto até tarde” e “24 horas” duplicaram (110%) no último ano.
Escrito nas Estrelas
Com a ascensão de tendência como o “WitchTok” e o interesse nos reinos místicos e cósmicos a chegar às redes sociais, as experiências espirituais estão a ser procuradas (e os turistas estão dispostos a viajar para as obter). As pesquisas no TripAdvisor para reservas que contenham palavras como “astrologias”, “tarot” e “lua cheia” aumentaram em mais de 500% nos últimos dois anos.
Sustentabilidade alimentar
As conversas sobre “sustentabilidade alimentar” aumentaram 65% em comentários e fóruns, à medida que as pessoas procuram opções de refeições de origem ética nas suas viagens. Atrações como quintas e mercados biológicos estão a crescer 1.400% mais depressa do que a categoria mais ampla de experiências gastronómicas simples. Isto significa que os viajantes se interessam mais pela origem dos alimentos e pela forma como são produzidos.
Bairros ganham destaque
Segundo o relatório, os viajantes estão cansados dos percursos turísticos regulares e, em vez disso, preferem dedicar o seu tempo a explorar bairros específicos. Esta tendência está a crescer 134% mais depressa do que a média das atrações.
Viagens a solo
Viajar sozinho tornou-se uma prioridade por grande parte dos viajantes, mas isto não significa que estejam sozinhos a viagem toda. Mais de um terço (36%) dos viajantes a solo afirmam que “conhecer novas pessoas” foi a principal motivação para as suas viagens. 60% dos viajantes mencionou que ao viajar sozinho tem mais probabilidade de fazer amigos na viagem.