O grupo TUI chegou a acordo com o banco público alemão de Reconstrução e Desenvolvimento (KfW) e com 19 bancos privados para prorrogar por mais dois anos, até ao verão de 2024, o vencimento das suas linhas de crédito no valor de 4,7 mil milhões de euros. Cerca de 3.000 milhões de euros correspondem a empréstimos do KfW e o restante a empréstimos de 19 instituições bancárias.
Em comunicado publicado esta terça-feira, dia 27 de julho, o grupo afirma que o seu objetivo é “o reembolso rápido dos empréstimos do governo, assim que seja possível viajar de forma estável para os principais destinos de férias.
O maior operador turístico do mundo observa em nota que “a procura e o interesse por viagens permanecem em níveis satisfatoriamente elevados na Europa e nos mercados internacionais”, acrescentando que “o negócio de verão, que começou bem, está atualmente focado em alguns destinos de férias como Grécia , Espanha e Chipre , no turismo doméstico, nos cruzeiros da TUI Cruises e na a atividade das principais marcas hoteleiras do grupo, como Riu , TUI Blue e Robinson ”.Sede da TUI em Hannover (Alemanha).
O CEO da TUI, Fritz Joussen, disse que a extensão do financiamento concedido ao consórcio “cria estabilidade e flexibilidade, enquanto as restrições da pandemia ainda afetem os negócios e os mercados. A temporada de verão de 2021 começou bem, a procura por férias e viagens continua alta em todos os mercados europeus da TUI. A vacinação continua a ser a chave para mais liberdade para todos e também para viagens ”.
Por razões regulatórias devido ao Brexit, a linha de crédito de um banco britânico (cerca de 80 milhões de euros em dinheiro e 25 milhões de linha de garantia) não pode ser prorrogada para além do verão de 2022, de modo que a partir dessa data as linhas de crédito totalizarão 4,7 mil milhões de euros até 2024.