Quinta-feira, Setembro 19, 2024
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TUI Portugal regista crescimento de 30% e reforça ferramentas de marketing para as agências

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A TUI Portugal registou, em 2022, um crescimento de faturação de 30%, comparativamente a 2019, sendo este o melhor ano de sempre do operador turístico. Em entrevista ao TNews, Andrea Pfeiffer, managing diretor da empresa, explica como o operador introduziu mudanças no produto, apostando em destinos onde é especialista, como as Maldivas, e em novas ferramentas de comunicação e apoio às agências de viagens.

Começando pelo balanço do ano, a responsável afirma que 2022 correu “muito bem”, ultrapassando as expetativas. “Ultrapassámos e crescemos 30% face a 2019, com uma equipa mais pequena. É um momento de orgulho, porque houve muitas mudanças nos últimos anos”, refere. Para já, a Andrea Pfeiffer não vê sinais de retração do consumo. Tanto o lançamento do catálogo digital, na Exponoivos, como a recente campanha Blue Weeks, mostram uma tendência de crescimento “A procura continua alta. A Blue Week está a decorrer e foi a nossa melhor campanha até agora. Fala-se em recessão, mas de momento não estamos a sentir. Estamos a vender já o próximo verão, a Páscoa”, afirma.

Aposta nas Maldivas e Tailândia

Como destaques da programação, Andrea Pfeiffer sublinha a aposta nas Maldivas, destino no qual o operador é especialista e tem “apostado muito nas experiências para enriquecer a oferta”. “Nas nossas campanhas, além de contratarmos tarifas especiais, temos tentado sempre incluir experiências para enriquecer a viagem”, afirma enumerando algumas dessas experiências: “Jantar num restaurante debaixo de água, jantar ao pôr-do-sol na praia, picnic privado num ‘sandbank’ são alguns exemplos”.

Por outro lado, e no que diz respeito à hotelaria, o operador procura “sempre ter a oferta mais atualizada e completa” para o agente de viagens, tendo carregados cerca de 150 hotéis diferentes nas Maldivas. “Somos o operador com mais oferta nas Maldivas”, sublinha.

No caso da Tailândia, “e reconhecendo a importância do destino e a variedade que oferece”, a TUI Portugal fez uma grande aposta na oferta de opções para o cliente. “Permite ao agente de viagens simular a reserva na nossa plataforma online com mais de 64 combinações diferentes”, destaca. No que diz respeito aos destinos, vamos além da programação tradicional da Tailândia, “como Banguecoque, Phuket, Phi Phi, Krabi, Chiang Mai, Chiang Rai e Koh Samui, e incluímos destinos como Khao Lak, Koh Phangan, Rio Kwai, Koh Lanta, e Khao Sok”.

Lançamentos

Terminado o ano fiscal em setembro, o operador começou a carregar online destinos que já faziam parte do portfólio TUI, e que regressam uma vez mais. Até à data já foram relançados os destinos: Indochina – Vietname, Camboja e Laos, Filipinas, Japão, Malásia, África do Sul, Namíbia, Argentina, Chile).

A par destes destinos, a TUI Portugal começou, há um ano, a olhar também para as tendências e para os destinos que os clientes das agências procuram. O objetivo principal, afirma Andrea Pfeiffer, é “estar cada vez mais próximos das agências e conseguir entregar e realizar o sonho dos seus clientes”. “Começámos com esta dinâmica no ano passado. No fundo, estamos a mudar a mentalidade do operador típico que tem os pacotes, contrata e oferece. Não queremos ter uma programação estática, mas sim dinâmica”, explica. “Sempre tivemos muitos pedidos, e queríamos dar uma resposta mais rápida às agências de viagem, porque o cliente precisa de resposta no momento. Ultrapassámos isso. Agora estamos a responder no espaço de 48 horas e confirmamos”, garante. No entanto, o operador decidiu não ficar por aqui. “Queremos ir buscar as tendências do cliente final e, por isso, todos os pedidos diferentes dos agentes de viagens são carregados online”. Como resultado, o agente de viagens “tem logo o produto que quer e, por outro lado , abrimos a nossa oferta. Isso tem enriquecido imenso o nosso portfólio, e o agente está feliz porque pode reservar no momento e a outras agências também têm essa possibilidade”.

A responsável avança ainda que o operador fará uma nova edição dos catálogos Experiências e Tendências, lançados no ano passado na altura da Bolsa de Turismo de Lisboa,

Como novidade, o operador reforçará também a sua aposta na oferta de produto próprio TUI. “Vamos oferecer todos os hotéis TUI Blue, Robinson e RIU que temos na portefólio do grupo e vamos focar-nos nessa oferta especial. Alguns já estão disponíveis: temos o TUI Blue Zanzibar e vamos lançar dois Robinson nas Maldivas a partir da próxima semana: Robinson Club Maldivas e o Robinson Noonu”.

Reforço da equipa comercial

Este verão, a TUI Portugal anunciou o reforço da sua equipa com a contratação de Nuno Fouto, que assumiu a gestão do departamento comercial. “A parte comercial é um dos pilares mais importantes na empresa. Durante a pandemia, não pudemos visitar as agências. Mal abrimos, queríamos reforçar e estar mais próximos às agências. Estávamos há muito tempo à procura, e o Nuno encaixou perfeitamente neste nosso perfil, porque o contacto direto com o agente é muito importante. É muito diferente estar na rua e estabelecer o contacto”, explica. Adicionalmente, este contacto permite trazer para dentro da TUI “as tendências do mercado, o que temos de melhorar, o que nos falta fazer. Com esse know-how que é recolhido, conseguimos trabalhar com o marketing e com o produto”, constata.

O que é o Media KIt by TUI?

Uma das apostas do operador para apoiar as agências tem sido o lançamento de ferramentas de marketing. “Queremos muito apostar nas agências em termos de formação e conteúdo. Criámos um website que é só para as agências, que se chama TUI Experts, onde temos tudo o que é importante em termos de formação, conteúdo de produto, webinares, campanhas específicas e informações dos destinos”. Outra das iniciativas foi a criação de um grupo privado TUI Experts, no Facebook, com acesso reservado a agentes de viagens, no qual são publicadas campanhas, ofertas especiais e novidades TUI. Canais como o whatsapp também são agora utilizados na comunicação com os agentes. “É um caminho muito direto e tem funcionado muito bem”, aponta.

Aproveitando o facto de ter um departamento de design e comunicação próprio em Portugal, ooperador turístico lançou recentemente outra ação para ajudar as agências na venda ao público final. “Temos observado que as vendas aos cliente final vêm muito pelas redes sociais, por isso preparámos um media kit by TUI para cada campanha, destino ou programa que lançamos. O material pode ser encontrado no site TUI Experts (sugestão de posts, stories e vídeos) e está disponível para ser usado pelas agências de viagens. Um dos exemplos é o media kit by TUI sobre a Lapónia, destino que o operador adicionou à sua programação este ano, numa parceria com a TUI Espanha.

Exemplo de um post para as redes sociais que está incluído no Media Kit by TUI para a Lapónia
Exemplo de um story para as redes sociais incluído no Media Kit by TUI referente à campanha Blue Weeks

“A TUI Portugal e a TUI Espanha juntaram-se, para uma operação para a Lapónia, com partida de Santiago de Compostela no dia 7 de dezembro (Circuito de 5 dias/4 noites). É uma ação gira, porque mostra a nossa dimensão, com a TUI Fly – que ainda não voa de Lisboa, mas que esperamos que um dia voe. É um lançamento mas, seguramente, vamos continuar a apostar no próximo ano. Também temos saídas de Madrid, através da Finnair para o fim de ano, com partida a 28 de dezembro)”.

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