As autoridades tunisinas garantem que têm estado a fazer um esforço “incessante” para travar a pandemia da covid-19 que afetou todos os setores da atividade económica e, em particular, o turismo.
Num comunicado de imprensa enviado às redações, a Embaixada da Tunísia em Portugal esclarece que, desde o dia 25 de julho de 2021, a Tunísia iniciou uma campanha massiva de vacinação que “consiste, nomeadamente, na organização, além da vacinação diária, de jornadas intensivas de vacinação em todo o território”.
Segundo a embaixada, esses esforços produziram uma “melhoria significativa da situação sanitária no país de acordo com indicadores epidemiológicos publicados diariamente pelo Ministério da Saúde e certificados pela Organização Mundial da Saúde, a confirmar a diminuição do número de pessoas infetadas e de óbitos ligados ao Coronavírus, bem como uma diminuição nas taxas de ocupação dos hospitais nas várias regiões da Tunísia”.
Atualmente estão vacinadas com as duas doses 3,42 milhões de pessoas (29,2% da população) e a previsão é chegar a uma taxa de vacinação de mais de 50% até ao final de outubro de 2021.
Enquanto isso, estão a ser aplicadas continuamente inúmeras regras de prevenção e dos protocolos sanitários nos vários setores e, em particular, o protocolo de saúde turística, garantindo assim a segurança dos viajantes, garante a embaixada.
“O turismo sendo considerado um setor prioritário, o pessoal dos estabelecimentos turísticos está agora vacinado com uma taxa entre os 80 e os 100%”, destaca a embaixada, concluindo que, “à luz destes resultados, a Tunísia posiciona-se como uma escolha relevante para o período de inverno para os viajantes portugueses que ficarão satisfeitos com a possibilidade de passar umas férias com toda a segurança”.