Durante a passagem pela La Vuelta 2024 no território nacional, o Turismo de Portugal aproveitou a oportunidade de “elevada visibilidade internacional” do evento para promover “a gastronomia, as tradições, a natureza, a cultura e o património português”.
As três etapas da Volta a Espanha em Bicicleta que decorreram em Portugal foram acompanhadas por milhões de espectadores em cerca de 190 países. Em comunicado, o Turismo de Portugal afirma que, durante o evento, reforçou a promoção turística do país através de “outdoors estrategicamente localizados no percurso e que destacam ativos turísticos das respetivas regiões”.
A La Vuelta 2024 decorre entre 17 de agosto e 8 de setembro. Esta é a segunda vez que a prova de ciclismo parte de Portugal e que realiza três etapas no nosso país, após a estreia em território nacional em 1997.
“A transmissão televisiva das etapas em Portugal, desde a partida e no decorrer dos vários percursos, permitiu mostrar a riqueza paisagística e patrimonial do nosso país a milhões de telespectadores. Essas fantásticas imagens foram complementadas com mensagens alusivas aos nossos ativos turísticos relacionando-os com localidades específicas, como foram os casos de Ourém, Unhais da Serra, Góis, Oliveira do Hospital e Alpedrinha”, lê-se na nota de imprensa.
A passagem da Volta a Espanha por estas cinco localidades foi sinalizada com os seguintes outdoors:
- Ourém, junto ao Castelo – La Vuelta around Heritage;
- Unhais da Serra (Covilhã), na Praia Fluvial – La Vuelta around Nature;
- Góis – La Vuelta around Gastronomy;
- Alpedrinha (Fundão), em frente ao Palácio do Picadeiro (Fundão) – La Vuelta around Culture;
- Oliveira do Hospital, junto às ruínas do Castelo do Avô – La Vuelta around Tradition.
Para o Turismo de Portugal, o objetivo da estratégia foi “reforçar o posicionamento de Portugal como um destino turístico de excelência ao promover a diversidade e a riqueza do seu património natural, arquitetónico, gastronómico e cultural”.
“A presença de Portugal na La Vuelta 2024 é uma oportunidade ímpar para reforçar a visibilidade sobre a oferta turística do nosso país, fruto da cobertura mediática internacional que esta prova de ciclismo possui. Reforçamos assim a mensagem da qualidade inigualável de Portugal como destino turístico, através da diversidade e riqueza cultural das suas regiões, sublinhando também o nosso compromisso com um turismo diverso, diferenciado e sustentável”, refere Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal.