O Turismo de Portugal premiou hoje 33 empresas turísticas com o selo “Sustainability Engaged”, em reconhecimento ao seu compromisso com práticas sustentáveis. A cerimónia ocorreu na BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market, no auditório AVK, e contou com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e do Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade.
Este reconhecimento faz parte do Programa Empresas Turismo 360º (PET 360º), e o selo “Sustainability Engaged” reflete o esforço das empresas para implementar práticas ambientalmente responsáveis. As ações concretas e mensuráveis dessas empresas foram reportadas através da Ferramenta Organizacional e Reporte da Sustentabilidade no Turismo (FOREST).
Durante a sessão, além de apresentar o progresso das empresas no programa PET 360º, também foram discutidos temas como a capacitação de líderes para um turismo mais sustentável, a sustentabilidade como investimento estratégico, e o futuro do reporte ESG, destacando os desafios e as oportunidades na implementação de práticas sustentáveis.
Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal, sublinhou que “o PET 360º pretende o reconhecimento contínuo das empresas que se empenham no reforço da sustentabilidade da sua atividade. Esta é uma forma de sublinhar a importância da sustentabilidade como pilar essencial do desenvolvimento do turismo do futuro, mais responsável, e de consolidar o posicionamento de Portugal como um destino de referência no âmbito da sustentabilidade em todas as suas vertentes.”
O Programa Empresas Turismo 360º visa promover práticas responsáveis nos pilares ambiental, social e de governança, assegurando às empresas melhores condições de acesso ao financiamento, otimização da eficiência, e um desempenho financeiro mais sustentável. Este programa integra-se nos eixos estratégicos do Turismo de Portugal, que têm como objetivo posicionar o país como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo.
Além da cerimónia de premiação, o Turismo de Portugal apresentou outras iniciativas na BTL, incluindo uma instalação artística inspirada na campanha “Portugal é Arte”, que apresentou o país como uma verdadeira galeria a céu aberto. O evento também contou com mais uma edição do programa Hosted Buyers, que reuniu operadores internacionais de mercados estratégicos com empresas nacionais, promovendo negócios e a internacionalização do destino Portugal.
O Turismo de Portugal distinguiu as seguintes empresas com o selo “Sustainability Engaged”:
Alentejo: Aromas dos Salgueiros, Monte do Zambujeiro, RTIN Group, e Solar dos Araújos.
Algarve: AlgarExperience, Algarve Sunboat, Desafio Funcional, Unipessoal, Hotel Alísios, Monte do Álamo, e Vila Valverde Design & Country Hotel.
Área Metropolitana de Lisboa: CSPX e The Box Hotel.
Centro: Aveiro Central It’s All There, Block Experience, Dino Parque, Geonatour, Hotel Fonte Santa, Hotel Maré, Impactrip, e Rei dos Frangos.
Norte: Albergue Santiago de Caminha, All the Way Travel, Casa da Trigueira, Casal de S. Romão do Meio, Cooltour Oporto, Home Me, Lda, Hotel Torre de Gomariz, e Parque Cerdeira.
Região Autónoma dos Açores: Azores Book Hotel e Memória Boutique Hotel.
Grupos Empresariais: Restaurantes Montemar, Unlock Boutique Hotels, e VIP Hotels.